Chamada para o Dossiê Estudos Culturais em Educação: proposições, articulações e reverberações
A Revista Interritórios divulga a chamada para o Dossiê Estudos Culturais em Educação: proposições, articulações e reverberações
Organização:
Prof. Dra. Patrícia Ignácio (UFRN)
Prof. Dra. Mariangela Momo (UFRN)
Apresentação
Este dossiê reúne pesquisas e estudos que tomam os Estudos Culturais como referência teórico-metodológica para investigar e discutir a Educação em suas múltiplas dimensões socioculturais, políticas e históricas. Operando em zonas de fronteira e mobilizando bricolagens interteóricas, os Estudos Culturais possibilitam a problematização de questões emergentes nos modos de vida contemporâneos, ampliando as perspectivas sobre os fenômenos educativos. Diante de um cenário educacional marcado por transformações sociais e tecnológicas, bem como por intensos debates sobre diversidade, inclusão, neoliberalismo, colonialidade e resistências, este dossiê busca fortalecer diálogos entre pesquisadores(as) que mobilizam os Estudos Culturais para repensar currículo, formação docente, práticas pedagógicas e políticas educacionais.
Neste dossiê, poderão ser abordados temas como:
Estudos Culturais e Escola
Estudos Culturais, Arte e Tecnologia
Estudos Culturais, Identidade e Diferença
Estudos Culturais, Corpo, Gênero e Sexualidade
Estudos Culturais, Consumo e Redes Sociotécnicas
Estudos Culturais e Educação Ambiental
Estudos Culturais, Educação Indígena e Educação das Relações Étnico-Raciais
Diretrizes para autores
- A revista recebe produções originais de autores nacionais e estrangeiros. • Foco: artigos, estudos teóricos/ensaios e relatos de pesquisa.
- Idiomas: Português, inglês e espanhol.
- Cada artigo submetido poderá ter no máximo 3 autores(as) e pelo menos um dos(as) autores(as) deverá ter o título de doutor(a).
- Se o artigo tiver autores de titulações diferentes, os que tiverem a titulação de doutor(a) devem ficar em primeiro lugar.
- A titulação mínima dos co-autores é graduação/licenciatura completa.
Fazer a submissão do trabalho no modelo de formatação da revista, disponível nas diretrizes para os autores, na página da revista.
Calendário e etapas de avaliação
Os textos deverão ser enviados conforme o modelo de formatação, sob a extensão doc, por meio do portal da Revista Interritórios, até 03/08/2025. Para tanto, a autoria e a coautoria deverão preencher o formulário de cadastro no Sistema, disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/user/register.
As propostas serão avaliadas por pareceristas indicadas/os pela Comissão Organizadora do Dossiê.
Publicação até novembro de 2025.
Link da revista: https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/index