Chamada para o Dossiê Estudos Culturais em Educação: proposições, articulações e reverberações

2025-05-28

A Revista Interritórios divulga a chamada para o Dossiê Estudos Culturais em Educação: proposições, articulações e reverberações 

 

Organização:

Prof. Dra. Patrícia Ignácio (UFRN) 

Prof. Dra. Mariangela Momo (UFRN)

 

Apresentação

Este dossiê reúne pesquisas e estudos que tomam os Estudos Culturais como referência teórico-metodológica para investigar e discutir a Educação em suas múltiplas dimensões socioculturais, políticas e históricas. Operando em zonas de fronteira e mobilizando bricolagens interteóricas, os Estudos Culturais possibilitam a problematização de questões emergentes nos modos de vida contemporâneos, ampliando as perspectivas sobre os fenômenos educativos. Diante de um cenário educacional marcado por transformações sociais e tecnológicas, bem como por intensos debates sobre diversidade, inclusão, neoliberalismo, colonialidade e resistências, este dossiê busca fortalecer diálogos entre pesquisadores(as) que mobilizam os Estudos Culturais para repensar currículo, formação docente, práticas pedagógicas e políticas educacionais.

Neste dossiê, poderão ser abordados temas como:

 

Estudos Culturais e Escola

Estudos Culturais, Arte e Tecnologia 

Estudos Culturais, Identidade e Diferença 

Estudos Culturais, Corpo, Gênero e Sexualidade 

Estudos Culturais, Consumo e Redes Sociotécnicas 

Estudos Culturais e Educação Ambiental 

Estudos Culturais, Educação Indígena e Educação das Relações Étnico-Raciais

 

Diretrizes para autores

  • A revista recebe produções originais de autores nacionais e estrangeiros. • Foco: artigos, estudos teóricos/ensaios e relatos de pesquisa. 
  • Idiomas: Português, inglês e espanhol. 
  • Cada artigo submetido poderá ter no máximo 3 autores(as) e pelo menos um  dos(as) autores(as) deverá ter o título de doutor(a). 
  • Se o artigo tiver autores de titulações diferentes, os que tiverem a titulação de  doutor(a) devem ficar em primeiro lugar.  
  • A titulação mínima dos co-autores é graduação/licenciatura completa. 

 

Fazer a submissão do trabalho no modelo de formatação da revista, disponível nas diretrizes para os autores, na página da revista. 

 

Calendário e etapas de avaliação

Os textos deverão ser enviados conforme o modelo de formatação, sob a extensão  doc, por meio do portal da Revista Interritórios, até 03/08/2025. Para tanto, a autoria e a coautoria deverão preencher o formulário de cadastro no Sistema,  disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/user/register

As propostas serão avaliadas por pareceristas indicadas/os pela Comissão  Organizadora do Dossiê. 

 

Publicação até novembro de 2025.

Link da revista: https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/index