Entrevista com o professor Luiz Antônio Cunha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2024.263900

Palavras-chave:

autoritarismo, educação, políticas públicas

Resumo

O professor Luiz Antônio Cunha é uma das maiores autoridades brasileiras no estudo sobre as relações entre a ditadura civil-militar brasileira e a educação. Em seus estudos ele busca entender não apenas os investimentos do Estado brasileiro em educação, ciência e tecnologia, mas também as formas como este investimento tomaram como políticas públicas. Doutra parte, preocupa também ao pesquisador as relações estabelecidas pelos movimentos sociais e pelas organizações da sociedade civil com as políticas do estado autoritário, bem como os desdobramentos destas políticas no campo da educação nas décadas seguintes. Na entrevista concedida aos organizadores deste Dossiê Luiz Antônio Cunha fala de sua trajetória, dos resultados de suas pesquisas e das perspectivas que percebe, hoje, para o enfrentamento do autoritarismo contemporâneo em educação.

Biografia do Autor

Luciano Mendes de Faria Filho, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Doutor em Educação pela USP e professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Ione Ribeiro Valle, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutora em ciências da educação pela Universidade René Descartes (Sorbonne Paris V) e professora titular do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Artigos: demanda contínua