Pesquisas em diálogo: um olhar para os sentidos de políticas curriculares para a formação de professores

Maria Angélica da Silva, Lucinalva Andrade de Ataíde

Resumo


Compreendendo a pesquisa como um campo de produção discursiva que se configura no diálogo entre o já-dito e o que se está por dizer, este artigo buscou identificar os sentidos de Políticas Curriculares para a Formação de Professores que emergiram das publicações científicas referentes aos anos de 2003 a 2013 na ANPED e de 2002 a 2010 no EPENN, analisando-os frente ao aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso (ORLANDI, 2010; 2012). Assim, estabelecemos diálogos entre as produções discursivas e os estudos de Oliveira e Pacheco (2013), Mainardes (2006), Lopes e Macedo (2011), entre outros, que nos auxiliaram a compreender o currículo e as políticas curriculares para a formação de professores enquanto discursos que tencionam intencionalidades. Diante disto, foi possível identificar um movimento de reconfiguração dos sentidos em torno do currículo e das políticas de formação de professores, uma vez que os sujeitos tecem a possibilidade da ressignificação e da recontextualização das políticas curriculares, pautadas na tensão e no conflito dos múltiplos interesses nos múltiplos contextos.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de. Políticas Curriculares para a formação de professores: uma análise do currículo vivido pelas IES no curso de Pedagogia. Relatório Técnico Final. Caruaru: CNPq, 2012.

ALMEIDA, Lucinalva; LEITE, Carlinda; SANTIAGO, Eliete. Um olhar sobre as políticas curriculares para formação de professores no Brasil e em Portugal na transição do século XX para o XXI. Revista Lusófona de Educação, Porto – Portugal, v. 23, n. 23, março/junho. 2013. pp. 119-135.

BALL, Sthefen. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem Fronteiras. Porto Alegre, v. 1, n. 2, pp. 99-116, Jul/Dez, 2001.

BATISTA NETO, José. Formação de professores no contexto das reformas educacionais e do estado. Trabalho apresentado ao 17º Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Belém – Pará, 2005.

CAMARGO, Arlete Maria Monte de; CABRAL, Maria da Conceição Rosa. Mudanças curriculares nos cursos de formação de professores. Trabalho apresentado ao 20º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Manaus - Amazonas, Anais.2011.

DIAS, Rosanne Evangelista. Política curricular de formação de professores: Um campo de disputas. Trabalho apresentado a 34º Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Natal – RN, Anais. 2011.

EUGÊNIO, Benedito Gonçalves. Políticas curriculares: Algumas considerações. Trabalho apresentado ao 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Maceió - Alagoas, Anais.2007.

FERNANDES, Cleoni Maria Barboza; FERNANDES, Sônia Regina de Souza. As questões da prática pedagógica como componente curricular nas licenciaturas. Trabalho apresentado a 28ª Reunião Anual da Associação Nacional de PósGraduação

e Pesquisa em Educação, Caxambu- Minas Gerais, Anais... 2005.

FERNANDES, Cleoni Maria Barboza; FERNANDES, Sônia Regina de Souza. A didática em re-construção como mediação entre a formação pedagógica e a formação Pesquisas em diálogo: um olhar para os sentidos de políticas curriculares para a formação de professores

específica: Uma possibilidade em aberto na reconfiguração das licenciaturas? Trabalho apresenado a 31º Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu – Minas Gerais, Anais... 2008.

FORSTER, Mari Margarete dos Santos. Os lugares e os sentidos da Formação Docente. Trabalho apresentado a 27º Reunião da Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação, Poços de Caldas – Minas Gerais, Anais... 2004.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos . Rio de Janeiro: Paz e Terra. 5ª edição. 1981.

GARCIA, Regina Leite (Org.). Para quem pesquisamos. Para quem escrevemos – O impasse dos intelectuais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LEITE, Carlinda. Currículo, didática e formação de professores: algumas ideias conclusivas. In: OLIVEIRA, Maria Rita; PACHECO, José Augusto (Orgs.). Currículo, Didática e Formação de Professores. Campinas, SP: Papirus, 2013.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MACEDO, Lucinalva da Silva. As políticas de formação de professores para o ensino fundamental: Legitimação e Resistência. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2001.

MACEDO, Lucinalva da Silva. O discurso da resistência e a formação de professores. Trabalho apresentado ao 17º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Belém- Pará, Anais... 2005.

MACÊDO, Valcinete Pepino de; CABRAL NETO, Antônio. Formação de professores e novas demandas educacionais. Trabalho apresentado ao 20º Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Manaus – Amazonas, Anais.... 2011.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do Ciclo de Políticas: Uma contribuição para a análise de Políticas Educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 94, jan./abr. 2006. pp. 47-69.

MELO, Ferreira Geovana. Formar Professores: Para que? Para quem? Trabalho apresentado a 27º Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Poços de Caldas – Minas Gerais, Anais... 2004.

MEDEIROS, Maria das Neves de; OLIVEIRA, Rosalba Lopes de. A didática sob a ótica dos alunos do curso de pedagogia do ifesp: Questões iniciais. Trabalho apresentado ao 20º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Manaus - Amazonas,

Anais... 2011.

ORLANDI, Eni Puccineli. Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas, SP: Pontes,2012.

____. Análise de Discurso: Princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010.

OLIVEIRA, Maria Rita; PACHECO, José Augusto (Orgs.). Currículo, Didática e Formação de Professores. Campinas, SP: Papirus, 2013.

OLIVEIRA, Veronica Borges de. Currículo e formação de professores: Discursos da profissionalização docente. Trabalho apresentado a 36ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Goiânia - Goiás, Anais... 2013.

PACHECO, José Augusto. Estudos Curriculares para a Compreensão Crítica da Educação. Porto, Portugal: Porto Editora, 2005.

PACHECO, José Augusto. Políticas de Formação de Educadores e Professores em Portugal. In: OLIVEIRA, Maria Rita; PACHECO, José Augusto (Orgs.). Currículo, Didática e Formação de Professores. Campinas, SP: Papirus, 2013. pp. 45-68.

PAPI, Silmara de Oliveira Gomes. Desenvolvimento Profissional de Professores:Cultura Profissional e Desafios da Profissionalização. Trabalho apresentado a 28º Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu – Minas Gerais, Anais... 2005.

PASSOS, Carmensita Matos Braga. Elaboração dos novos currículos das licenciaturas: Negociações disputas e relações de poder. Trabalho apresentado a 28º Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu – Minas Gerais, Anais... 2005.

SACRISTÁN, José Gimeno. O Currículo – Uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SILVA, Andréia Ferreira da. A formação de professores para a educação básica no Brasil: Projetos em disputa (1987-2001). Trabalho apresentado a 28º Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu – Minas

Gerais, Anais... 2005.

ROCHA, Áurea Maria Costa. Formação dos professores no curso de pedagogia um olhar a partir da reforma curricular. Trabalho apresentado ao 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Maceió – Alagoas, Anais... 2007.

WEBER, Silke. Profissionalização Docente e Políticas Públicas no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 24, n. 85, Dezembro, 2003. pp. 1125-1154.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.