Pesquisas em diálogo: um olhar para os sentidos de políticas curriculares para a formação de professores

Autores

  • Maria Angélica da SILVA Universidade Federal de Pernambuco
  • Lucinalva Andrade de ATAÍDE Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.33052/inter.v3i4.22525

Resumo

Compreendendo a pesquisa como um campo de produção discursiva que se configura no diálogo entre o já-dito e o que se está por dizer, este artigo buscou identificar os sentidos de Políticas Curriculares para a Formação de Professores que emergiram das publicações científicas referentes aos anos de 2003 a 2013 na ANPED e de 2002 a 2010 no EPENN, analisando-os frente ao aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso (ORLANDI, 2010; 2012). Assim, estabelecemos diálogos entre as produções discursivas e os estudos de Oliveira e Pacheco (2013), Mainardes (2006), Lopes e Macedo (2011), entre outros, que nos auxiliaram a compreender o currículo e as políticas curriculares para a formação de professores enquanto discursos que tencionam intencionalidades. Diante disto, foi possível identificar um movimento de reconfiguração dos sentidos em torno do currículo e das políticas de formação de professores, uma vez que os sujeitos tecem a possibilidade da ressignificação e da recontextualização das políticas curriculares, pautadas na tensão e no conflito dos múltiplos interesses nos múltiplos contextos.

Biografia do Autor

Maria Angélica da SILVA, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Educação. Professora Substituta do Núcleo de Formação Docente da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste, Integrante do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais, Caruaru/PE, Brasil. E-mail:angelicasilva.ufpe@gmail.com.

Lucinalva Andrade de ATAÍDE, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação. Professora do Núcleo de Formação Docente e do Programa Pós-Graduação em Educação Contemporânea (CAA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (CE), Universidade Federal de Pernambuco, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais, Caruaru/PE, Brasil. E-mail: nina.ataide@gmail.com.

Referências

ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de. Políticas Curriculares para a formação de professores: uma análise do currículo vivido pelas IES no curso de Pedagogia. Relatório Técnico Final. Caruaru: CNPq, 2012.

ALMEIDA, Lucinalva; LEITE, Carlinda; SANTIAGO, Eliete. Um olhar sobre as políticas curriculares para formação de professores no Brasil e em Portugal na transição do século XX para o XXI. Revista Lusófona de Educação, Porto – Portugal, v. 23, n. 23, março/junho. 2013. pp. 119-135.

BALL, Sthefen. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem Fronteiras. Porto Alegre, v. 1, n. 2, pp. 99-116, Jul/Dez, 2001.

BATISTA NETO, José. Formação de professores no contexto das reformas educacionais e do estado. Trabalho apresentado ao 17º Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Belém – Pará, 2005.

CAMARGO, Arlete Maria Monte de; CABRAL, Maria da Conceição Rosa. Mudanças curriculares nos cursos de formação de professores. Trabalho apresentado ao 20º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Manaus - Amazonas, Anais.2011.

DIAS, Rosanne Evangelista. Política curricular de formação de professores: Um campo de disputas. Trabalho apresentado a 34º Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Natal – RN, Anais. 2011.

EUGÊNIO, Benedito Gonçalves. Políticas curriculares: Algumas considerações. Trabalho apresentado ao 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Maceió - Alagoas, Anais.2007.

FERNANDES, Cleoni Maria Barboza; FERNANDES, Sônia Regina de Souza. As questões da prática pedagógica como componente curricular nas licenciaturas. Trabalho apresentado a 28ª Reunião Anual da Associação Nacional de PósGraduação

e Pesquisa em Educação, Caxambu- Minas Gerais, Anais... 2005.

FERNANDES, Cleoni Maria Barboza; FERNANDES, Sônia Regina de Souza. A didática em re-construção como mediação entre a formação pedagógica e a formação Pesquisas em diálogo: um olhar para os sentidos de políticas curriculares para a formação de professores

específica: Uma possibilidade em aberto na reconfiguração das licenciaturas? Trabalho apresenado a 31º Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu – Minas Gerais, Anais... 2008.

FORSTER, Mari Margarete dos Santos. Os lugares e os sentidos da Formação Docente. Trabalho apresentado a 27º Reunião da Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação, Poços de Caldas – Minas Gerais, Anais... 2004.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos . Rio de Janeiro: Paz e Terra. 5ª edição. 1981.

GARCIA, Regina Leite (Org.). Para quem pesquisamos. Para quem escrevemos – O impasse dos intelectuais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LEITE, Carlinda. Currículo, didática e formação de professores: algumas ideias conclusivas. In: OLIVEIRA, Maria Rita; PACHECO, José Augusto (Orgs.). Currículo, Didática e Formação de Professores. Campinas, SP: Papirus, 2013.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MACEDO, Lucinalva da Silva. As políticas de formação de professores para o ensino fundamental: Legitimação e Resistência. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2001.

MACEDO, Lucinalva da Silva. O discurso da resistência e a formação de professores. Trabalho apresentado ao 17º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Belém- Pará, Anais... 2005.

MACÊDO, Valcinete Pepino de; CABRAL NETO, Antônio. Formação de professores e novas demandas educacionais. Trabalho apresentado ao 20º Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Manaus – Amazonas, Anais.... 2011.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do Ciclo de Políticas: Uma contribuição para a análise de Políticas Educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 94, jan./abr. 2006. pp. 47-69.

MELO, Ferreira Geovana. Formar Professores: Para que? Para quem? Trabalho apresentado a 27º Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Poços de Caldas – Minas Gerais, Anais... 2004.

MEDEIROS, Maria das Neves de; OLIVEIRA, Rosalba Lopes de. A didática sob a ótica dos alunos do curso de pedagogia do ifesp: Questões iniciais. Trabalho apresentado ao 20º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Manaus - Amazonas,

Anais... 2011.

ORLANDI, Eni Puccineli. Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas, SP: Pontes,2012.

____. Análise de Discurso: Princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010.

OLIVEIRA, Maria Rita; PACHECO, José Augusto (Orgs.). Currículo, Didática e Formação de Professores. Campinas, SP: Papirus, 2013.

OLIVEIRA, Veronica Borges de. Currículo e formação de professores: Discursos da profissionalização docente. Trabalho apresentado a 36ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Goiânia - Goiás, Anais... 2013.

PACHECO, José Augusto. Estudos Curriculares para a Compreensão Crítica da Educação. Porto, Portugal: Porto Editora, 2005.

PACHECO, José Augusto. Políticas de Formação de Educadores e Professores em Portugal. In: OLIVEIRA, Maria Rita; PACHECO, José Augusto (Orgs.). Currículo, Didática e Formação de Professores. Campinas, SP: Papirus, 2013. pp. 45-68.

PAPI, Silmara de Oliveira Gomes. Desenvolvimento Profissional de Professores:Cultura Profissional e Desafios da Profissionalização. Trabalho apresentado a 28º Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu – Minas Gerais, Anais... 2005.

PASSOS, Carmensita Matos Braga. Elaboração dos novos currículos das licenciaturas: Negociações disputas e relações de poder. Trabalho apresentado a 28º Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu – Minas Gerais, Anais... 2005.

SACRISTÁN, José Gimeno. O Currículo – Uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SILVA, Andréia Ferreira da. A formação de professores para a educação básica no Brasil: Projetos em disputa (1987-2001). Trabalho apresentado a 28º Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu – Minas

Gerais, Anais... 2005.

ROCHA, Áurea Maria Costa. Formação dos professores no curso de pedagogia um olhar a partir da reforma curricular. Trabalho apresentado ao 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Maceió – Alagoas, Anais... 2007.

WEBER, Silke. Profissionalização Docente e Políticas Públicas no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 24, n. 85, Dezembro, 2003. pp. 1125-1154.

Downloads

Publicado

2017-05-18