Pesquisas em diálogo: um olhar para os sentidos de políticas curriculares para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.33052/inter.v3i4.22525Resumo
Compreendendo a pesquisa como um campo de produção discursiva que se configura no diálogo entre o já-dito e o que se está por dizer, este artigo buscou identificar os sentidos de Políticas Curriculares para a Formação de Professores que emergiram das publicações científicas referentes aos anos de 2003 a 2013 na ANPED e de 2002 a 2010 no EPENN, analisando-os frente ao aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso (ORLANDI, 2010; 2012). Assim, estabelecemos diálogos entre as produções discursivas e os estudos de Oliveira e Pacheco (2013), Mainardes (2006), Lopes e Macedo (2011), entre outros, que nos auxiliaram a compreender o currículo e as políticas curriculares para a formação de professores enquanto discursos que tencionam intencionalidades. Diante disto, foi possível identificar um movimento de reconfiguração dos sentidos em torno do currículo e das políticas de formação de professores, uma vez que os sujeitos tecem a possibilidade da ressignificação e da recontextualização das políticas curriculares, pautadas na tensão e no conflito dos múltiplos interesses nos múltiplos contextos.
Referências
ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de. Políticas Curriculares para a formação de professores: uma análise do currículo vivido pelas IES no curso de Pedagogia. Relatório Técnico Final. Caruaru: CNPq, 2012.
ALMEIDA, Lucinalva; LEITE, Carlinda; SANTIAGO, Eliete. Um olhar sobre as políticas curriculares para formação de professores no Brasil e em Portugal na transição do século XX para o XXI. Revista Lusófona de Educação, Porto – Portugal, v. 23, n. 23, março/junho. 2013. pp. 119-135.
BALL, Sthefen. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem Fronteiras. Porto Alegre, v. 1, n. 2, pp. 99-116, Jul/Dez, 2001.
BATISTA NETO, José. Formação de professores no contexto das reformas educacionais e do estado. Trabalho apresentado ao 17º Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Belém – Pará, 2005.
CAMARGO, Arlete Maria Monte de; CABRAL, Maria da Conceição Rosa. Mudanças curriculares nos cursos de formação de professores. Trabalho apresentado ao 20º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Manaus - Amazonas, Anais.2011.
DIAS, Rosanne Evangelista. Política curricular de formação de professores: Um campo de disputas. Trabalho apresentado a 34º Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Natal – RN, Anais. 2011.
EUGÊNIO, Benedito Gonçalves. Políticas curriculares: Algumas considerações. Trabalho apresentado ao 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Maceió - Alagoas, Anais.2007.
FERNANDES, Cleoni Maria Barboza; FERNANDES, Sônia Regina de Souza. As questões da prática pedagógica como componente curricular nas licenciaturas. Trabalho apresentado a 28ª Reunião Anual da Associação Nacional de PósGraduação
e Pesquisa em Educação, Caxambu- Minas Gerais, Anais... 2005.
FERNANDES, Cleoni Maria Barboza; FERNANDES, Sônia Regina de Souza. A didática em re-construção como mediação entre a formação pedagógica e a formação Pesquisas em diálogo: um olhar para os sentidos de políticas curriculares para a formação de professores
específica: Uma possibilidade em aberto na reconfiguração das licenciaturas? Trabalho apresenado a 31º Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu – Minas Gerais, Anais... 2008.
FORSTER, Mari Margarete dos Santos. Os lugares e os sentidos da Formação Docente. Trabalho apresentado a 27º Reunião da Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação, Poços de Caldas – Minas Gerais, Anais... 2004.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos . Rio de Janeiro: Paz e Terra. 5ª edição. 1981.
GARCIA, Regina Leite (Org.). Para quem pesquisamos. Para quem escrevemos – O impasse dos intelectuais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LEITE, Carlinda. Currículo, didática e formação de professores: algumas ideias conclusivas. In: OLIVEIRA, Maria Rita; PACHECO, José Augusto (Orgs.). Currículo, Didática e Formação de Professores. Campinas, SP: Papirus, 2013.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MACEDO, Lucinalva da Silva. As políticas de formação de professores para o ensino fundamental: Legitimação e Resistência. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2001.
MACEDO, Lucinalva da Silva. O discurso da resistência e a formação de professores. Trabalho apresentado ao 17º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Belém- Pará, Anais... 2005.
MACÊDO, Valcinete Pepino de; CABRAL NETO, Antônio. Formação de professores e novas demandas educacionais. Trabalho apresentado ao 20º Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Manaus – Amazonas, Anais.... 2011.
MAINARDES, Jefferson. Abordagem do Ciclo de Políticas: Uma contribuição para a análise de Políticas Educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 94, jan./abr. 2006. pp. 47-69.
MELO, Ferreira Geovana. Formar Professores: Para que? Para quem? Trabalho apresentado a 27º Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Poços de Caldas – Minas Gerais, Anais... 2004.
MEDEIROS, Maria das Neves de; OLIVEIRA, Rosalba Lopes de. A didática sob a ótica dos alunos do curso de pedagogia do ifesp: Questões iniciais. Trabalho apresentado ao 20º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Manaus - Amazonas,
Anais... 2011.
ORLANDI, Eni Puccineli. Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas, SP: Pontes,2012.
____. Análise de Discurso: Princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010.
OLIVEIRA, Maria Rita; PACHECO, José Augusto (Orgs.). Currículo, Didática e Formação de Professores. Campinas, SP: Papirus, 2013.
OLIVEIRA, Veronica Borges de. Currículo e formação de professores: Discursos da profissionalização docente. Trabalho apresentado a 36ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Goiânia - Goiás, Anais... 2013.
PACHECO, José Augusto. Estudos Curriculares para a Compreensão Crítica da Educação. Porto, Portugal: Porto Editora, 2005.
PACHECO, José Augusto. Políticas de Formação de Educadores e Professores em Portugal. In: OLIVEIRA, Maria Rita; PACHECO, José Augusto (Orgs.). Currículo, Didática e Formação de Professores. Campinas, SP: Papirus, 2013. pp. 45-68.
PAPI, Silmara de Oliveira Gomes. Desenvolvimento Profissional de Professores:Cultura Profissional e Desafios da Profissionalização. Trabalho apresentado a 28º Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu – Minas Gerais, Anais... 2005.
PASSOS, Carmensita Matos Braga. Elaboração dos novos currículos das licenciaturas: Negociações disputas e relações de poder. Trabalho apresentado a 28º Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu – Minas Gerais, Anais... 2005.
SACRISTÁN, José Gimeno. O Currículo – Uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SILVA, Andréia Ferreira da. A formação de professores para a educação básica no Brasil: Projetos em disputa (1987-2001). Trabalho apresentado a 28º Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu – Minas
Gerais, Anais... 2005.
ROCHA, Áurea Maria Costa. Formação dos professores no curso de pedagogia um olhar a partir da reforma curricular. Trabalho apresentado ao 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Maceió – Alagoas, Anais... 2007.
WEBER, Silke. Profissionalização Docente e Políticas Públicas no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 24, n. 85, Dezembro, 2003. pp. 1125-1154.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommons Atribuição 4.0
Internacional (texto da Licença:https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).