Estatuto da temática ensino-aprendizagem no âmbito da expressão gráfica: o graphica em questão

Gabrielly Beatriz Batista Machado, Kátia Maria da Cruz Ramos

Resumo


A linguagem gráfica cada vez mais vem sendo reconhecida como imprescindível para a comunicação em geral, no âmbito deste reconhecimento o GRAPHICA vem se configurando espaço privilegiado do debate sobre temáticas relacionadas à expressão gráfica. Neste sentido, considerando que tal evento também se destina a docentes e discentes, o presente estudo tem como propósito apontar o estatuto que vem ocupando questões relativas ao ensino-aprendizagem nesta área. Para tanto, teve como fonte de dados os três últimos congressos GRAPHICA (2011, 2013 e 2015) e como descritores os termos aprendizagem, avaliação, ensino, metodologia e recursos didáticos. Como resultado foi observado que a temática ensino-aprendizagem vem assumindo um estatuto de pertinência no debate, apresentando um percentual maior de trabalhos, cuja maior incidência recai em estudos sobre aspectos metodológicos do ensino no campo da Expressão Gráfica.


Texto completo:

PDF

Referências


RÊGO, Rejane. A aprendizagem baseada em problemas em disciplina de geometria gráfica bidimensional. In: GRAPHICA ARAUJO, Ana Paula; FERNANDES, Najla. Validação de critérios qualitativos para a avaliação da expressão-representação gráfica de projetos arquitetônicos-urbanísticos-paisagísticos. In: GEOMETRIAS &

GRAPHICA 2015 – Tendências no pensamento gráfico, 2015, Lisboa. Proceedings Geometrias & Graphica 2015. Lisboa: Aproged, 2015. v. 02. p. 137-147.

CUNHA, Maria Isabel. A didática como construção: aprendendo com o fazer e pesquisando com o saber. In: SILVA, Aída; MACHADO, Laêda; MELO, Márcia; AGUIAR, Maria da Conceição (Orgs.). Educação formal e não formal, processos formativos, saberes pedagógicos: desafios para a inclusão social/Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife: Edições Bagaço, 2006. p. 485- 503.

CUNHA, Maria Isabel (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: SP: Papirus, 2007.

FRITZEN, Daniel; CASTELAN, Jovani. Aulas de CAD/CAM contextualizadas. In:GRAPHICA Rio 2011 – Expressão Gráfica: Conexões entre Ciência, Arte e Tecnologia, 2011, Rio de Janeiro. Anais do GRAPHICA 2011. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. p. 1-12.

KRASILCHIK, Myriam. Docência no Ensino Superior: tensões e mudanças. São Paulo, Cadernos de Pedagogia Universitária – USP, nº 4, 2008.

LEDO, Rafael; ULBRICHT, Vânia. A possibilidade de uso de hipervídeo em ambientes hipermídia de geometria descritiva. In: GRAPHICA Rio 2011 – Expressão Gráfica: Conexões entre Ciência, Arte e Tecnologia, 2011, Rio de Janeiro. Anais do GRAPHICA 2011. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. p. 1-12.

LOPES, Andiara; CUNHA, Maximiliano; GUSMÃO, Mariana. Mapeando dificuldades no processo de ensino-aprendizagem do desenho técnico nos alunos de Engenharia. In: GEOMETRIAS & GRAPHICA 2015 – Tendências no pensamento gráfico, 2015, Lisboa. Proceedings Geometrias & Graphica 2015. Lisboa: Aproged, 2015. v. 02, p.

-246.

MACHADO, Silvana; IWATA, Nara. O processo didático na disciplina de Representação Gráfica na graduação de Design de interiores no Brasil. In: GEOMETRIAS & GRAPHICA 2015 – Tendências no pensamento gráfico, 2015, Lisboa. Proceedings Geometrias & Graphica 2015. Lisboa: Aproged, 2015. v. 01. p.

-328.

MEZZADRI, André Luís; FARAGO, Arion; HORST, Kelvin; PICININ, Claudia; PILATTI, Luiz Alberto. O engenheiro-professor: um novo perfil docente. In: Congresso Internacional de Administração – Gestão Estratégica: Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, 2010, Ponta Grossa. Anais do Congresso Internacional de

Administração/ADM 2010. Ponta Grossa: ADM, 2010.

MIKUSKA, Márcia; GÓES, Anderson; LUZ, Adriana. Uma análise do ensino da geometria no curso de formação de docentes do ensino fundamental. In: GRAPHICA Rio 2011 – Expressão Gráfica: Conexões entre Ciência, Arte e Tecnologia, 2011, Rio de Janeiro. Anais do GRAPHICA 2011. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. p. 1-11.

MOTA, Marcelo. Metodologia e avaliação do processo criativo no design. In: GRAPHICA’13 – Expressão Gráfica: Tecnologia e Arte para a Inovação, 2013, Florianópolis. Anais do GRAPHICA’13. Florianópolis: UFSC, 2013. p. 1-12.

OBEGRON, Rosane; VARZIN, Tarcísio; ULBRICHT, Vânia; FLORES, Ângela. Aprendizagem de representação gráfica: perspectiva colaborativa e compartilhada. In: GRAPHICA Rio 2011 – Expressão Gráfica: Conexões entre Ciência, Arte e Tecnologia, 2011, Rio de Janeiro. Anais do GRAPHICA 2011. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.

PEREIRA, Danilo: PINHEIRO, João Vitor; VAZ, Carlos Eduardo. I Love Edros – um game educacional para o ensino da geometria. In: GRAPHICA’13 – Expressão Gráfica: Tecnologia e Arte para a Inovação, 2013, Florianópolis. Anais do GRAPHICA’13. Florianópolis: UFSC, 2013. p. 1-10.

PEREIRA, Tânia; ANJOS, Telma; DIAS, Josemeire; NASCIMENTO, Fabiana; PEREIRA, Inaiá; HETKOWSKI, Tânia. Professores engenheiros: processo de construção da prática pedagógica no curso de Engenharia de Produção Civil da UNEB. In: XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – O engenheiro

professor e o desafio de educar, 2012, Belém. Anais do XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia/COBENGE 2012. Belém: ITEC, 2012. p. 1-11.

RAMOS, Kátia. Reconfigurar a profissionalidade docente universitária: um olhar sobre ações de atualização pedagógica-didática. Porto: U.Porto editorial, 2010.

Rio 2011 – Expressão Gráfica: Conexões entre Ciência, Arte e Tecnologia, 2011, Rio de Janeiro. Anais do GRAPHICA 2011. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. p. 1-12.

RÉZIO, Ana Sofia. Tarefas em ambiente de Geometria dinâmica In: GEOMETRIAS & GRAPHICA 2015 – Tendências no pensamento gráfico, 2015, Lisboa. Proceedings Geometrias & Graphica 2015. Lisboa: Aproged, 2015. v. 01. p. 65-75.

ROPELATTO, Luciane; TRISKA, Ricardo; PEREIRA, Alice; GONÇALVES, Marília. História em quadrinhos como objeto de aprendizagem hipermidiático. In: GRAPHICA’13 – Expressão Gráfica: Tecnologia e Arte para a Inovação, 2013, Florianópolis. Anais do GRAPHICA’13. Florianópolis: UFSC, 2013. p. 1-12.

SOARES, Rannieri; PATEK, Maria Madalena. A evolução da aprendizagem de geometria gráfica. In: GRAPHICA’13 – Expressão Gráfica: Tecnologia e Arte para a Inovação, 2013, Florianópolis. Anais do GRAPHICA’13. Florianópolis: UFSC, 2013.p. 1-7.

SOBRAL FILHA; Doralice; BARBOSA, Giseli. Sistemas projetivos para cursos de Engenharia. In: GRAPHICA’13 – Expressão Gráfica: Tecnologia e Arte para a Inovação, 2013, Florianópolis. Anais do GRAPHICA’13. Florianópolis: UFSC, 2013. p. 1-10.

TEIXEIRA, Fábio; SILVA, Tânia; SILVA, Régio; BRUNO, Fernando. Experiências inovadoras em ensino e pesquisa da Geometria Descritiva. In: GEOMETRIAS & GRAPHICA 2015 – Tendências no pensamento gráfico, 2015, Lisboa. Proceedings Geometrias & Graphica 2015. Lisboa: Aproged, 2015. v. 01. p. 465-475.

ZABALZA, Miguel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.