Estatuto da temática ensino-aprendizagem no âmbito da expressão gráfica: o graphica em questão

Gabrielly Beatriz Batista Machado, Kátia Maria da Cruz Ramos

Resumo


A linguagem gráfica cada vez mais vem sendo reconhecida como imprescindível para a comunicação em geral, no âmbito deste reconhecimento o GRAPHICA vem se configurando espaço privilegiado do debate sobre temáticas relacionadas à expressão gráfica. Neste sentido, considerando que tal evento também se destina a docentes e discentes, o presente estudo tem como propósito apontar o estatuto que vem ocupando questões relativas ao ensino-aprendizagem nesta área. Para tanto, teve como fonte de dados os três últimos congressos GRAPHICA (2011, 2013 e 2015) e como descritores os termos aprendizagem, avaliação, ensino, metodologia e recursos didáticos. Como resultado foi observado que a temática ensino-aprendizagem vem assumindo um estatuto de pertinência no debate, apresentando um percentual maior de trabalhos, cuja maior incidência recai em estudos sobre aspectos metodológicos do ensino no campo da Expressão Gráfica.


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