Educação e Direitos Humanos: A Experiência Pedagógica na Formação Docente
DOI:
https://doi.org/10.33052/inter.v3i5.234431Palavras-chave:
Direitos Humanos. Educação em Direitos Humanos. Formação de ProfessoresResumo
A compreensão, propagação e prática de uma educação em direitos humanos vêm exigindo, sobretudo das universidades públicas, maior discussão e posicionamento a respeito dos temas abordados na formação docente, principalmente, em relação aos temas transversais, como os direitos humanos e sua interdisciplinaridade. A formação de professores e, posteriormente, a educação, se configuram como espaço de uma ação essencial que pode possibilitar o acesso real a todos os direitos. Assim pensando, esse artigo apresenta a temática Direitos Humanos, articulada à prática formadora, nos moldes de oficinas pedagógicas, segundo as exigências do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH-3) e a Declaração Universal de Direitos Humanos. Os resultados mostram a ação docente como práxis, libertadora e emancipadora, além de geradora de criticidade, valorização e respeito aos direitos fundamentais.
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