v. 3 n. 5 (2017): Educação e Direitos Humanos

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A quinta edição da revista de Interritórios trata da interface entre Educação e Direitos Humanos como um lugar-ação no qual nossas garantias legais de princípios e de dignidade sejam discutidas com vistas a promover uma reflexão sobre o seu usufruto e exercício efetivos.

Os artigos, o ensaio e a entrevista trazidos ao leitor versam sobre diferentes categorias e esferas dos direitos humanos que demandam ser certificados por todos nós. O limite humano e aqueles desse suporte, evidentemente, impedem que se esgote qualquer dos aspectos abordados, mas nos convida a fazê-los ecoar, alto, no nosso cotidiano.

Publicado: 2018-01-12

Edição completa

Editorial

  • Apresentação

    Anna Rita SARTORE
    1-3
    DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v3i5.234430

Artigos em fluxo contínuo

  • Educação e Direitos Humanos: A Experiência Pedagógica na Formação Docente

    Solange Martins Oliveira MAGALHÃES
    4-20
    DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v3i5.234431
  • A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão

    Ana Paula Neves RODRIGUES, Cláudia Araujo de LIMA
    21-33
    DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v3i5.234432
  • Espaços prisionais: Da corrupção dos costumes aos desafios da promoção dos direitos humanos na atualidade

    Ana Maria de BARROS, Alan Marcionilo do NASCIMENTO
    34-53
    DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v3i5.234433
  • O futuro dos cursos de direitos: entre a incerteza e a perplexidade

    Lana Lisiêr de Lima PALMEIRA, Edna Cristina do PRADO, Carla Priscilla Barbosa Santos CORDEIRO
    54-69
    DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v3i5.234434
  • Alteridade, diálogo e direitos humanos: Desafios formativos no cenário atual e a perspectiva do interhumano

    Maria Betânia do Nascimento SANTIAGO, Ferdinand RÖHR
    70-87
    DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v3i5.234435
  • A educação de pessoas privadas de liberdade numa perspectiva inclusiva e ressocializadora: limites e contradições

    Ana Maria Tavares DUARTE, Cleyton Feitosa PEREIRA
    88-105
    DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v3i5.234436
  • A (re)produção das masculinidades hegemônicas: homens, famílias populares e violações dos direitos humanos

    Christina Gladys de Mingareli NOGUEIRA, Marcelo Henrique Gonçalves de MIRANDA
    120-140
    DOI: https://doi.org/10.51359/2525-7668.2017.234444

Ensaios

  • Autoritarismo judiciário e precariedade de defesa das camadas populares no Brasil: Uma herança perversa

    Paula ROCHA, Maria Perpétua Socorro JORDÃO
    106-119
    DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v3i5.234439
  • A história da pesquisa no curso de pedagogia: Indícios, Proposições e Exigências Legais

    Ana Maria Pereira AIRES, Maria de Fátima GARCIA
    141-160
    DOI: https://doi.org/10.51359/2525-7668.2017.234442

Entrevista

  • Direito à Formação: o sujeito leitor

    Sheila Oliveira LIMA
    161-172
    DOI: https://doi.org/10.51359/2525-7668.2017.234443