Dossiê: Feminismos e Educação

organizadoras: Paula SANTANA, Lorena MORAES

Resumo


DOI 10.33052/2525-7668

As duas faces do dossiê deste número da Revista Interritórios, feminismos e educação, aproximam-se não só como movimentos transformadores, mas também como elaborações teórico-críticas que permeiam fortemente o imaginário social. Por um lado, os processos educativos compreendidos na chave da redenção, da possibilidade de diminuir as abismais desigualdades sociais do país, podem também ser perpassados por uma perspectiva sexista, reproduzindo estruturas sociais de dominação masculina, com reforço às práticas da cultura patriarcal. Na contramão, tanto os movimentos sociais feministas quanto as epistemologias feministas denunciam essas dinâmicas e propõem elaborações para que estes mesmos processos educativos agentes das desigualdades de gênero, possam ser articulados, em sua perspectiva formal e não formal, para a desconstrução das estruturas patriarcais que atingem mulheres (e homens) em toda a sua diversidade. Desse encontro entre luta política, produção acadêmica e pedagogias diversas, surgem as contribuições deste dossiê. 

Feminism and education

The two faces of this issue of Revista Interritórios, feminismos y educación, approach not only as transformative movements, but also as theoretical-critical elaborations that permeate the social imaginary. On the one hand, the educational processes included in the key to redemption, the possibility of reducing the country's abysmal social inequalities, can also be crossed by a sexist perspective, reproducing social structures of male domination, reinforcing the practices of patriarchal culture. On the contrary, both feminist social movements and feminist epistemologies denounce these dynamics and propose elaborations so that these same educational processes, agents of gender inequalities, can be articulated, in their formal and non-formal perspective, to the deconstruction of the patriarchal structures that reach women (and men) in all their diversity. From this encounter between political struggle, academic production and various pedagogies, the contributions of this dossier arise.


 


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DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v4i6.236744

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