Vozes do PIBID Diversidade: epistemologias em diálogo.

Autores

  • Jaqueline Barbosa da SILVA Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste
  • Everaldo Fernandes da SILVA Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste
  • Lúcia Barbosa FALCÃO Universidade Federal Rural de Pernambuco Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.33052/inter.v4i7.238195

Resumo

Nesse momento de crise democrática, nós, professores, pesquisadores, formadores temos um compromisso ético: não permitir que experiências exitosas de formação de professores caiam no esquecimento, fragilizadas pela redução do orçamento público para educação, ciência e cultura no país. Por esse motivo, devemos lembrar que o contexto político que possibilitou um programa como Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID Diversidade) foi marcado, sobretudo, pelo processo de fortalecimento e criação de espaços democráticos de debate sobre a educação brasileira – como as conferências municipais, estaduais e nacional de educação (CONAE) – que permitiam que sociedade civil, sindicatos, uniões classistas, grêmios e diretórios estudantis, associações de pais, instituições formadoras, representantes dos estados, municípios e federação debatessem sobre os problemas e particularidades da educação básica. E que, a partir do diálogo, surgissem políticas públicas para lidar com esses problemas e particularidades.

Biografia do Autor

Jaqueline Barbosa da SILVA, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste

Professora Pesquisadora do Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política educacional e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Prática Educativa, Educação Não Escolar e Narrativas (Auto)Biográficas. E-mail: jaqueline.barbosa@yahoo.com.br

Everaldo Fernandes da SILVA, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste

Professor Pesquisador em Educação Popular e do Pensamento de Enrique Dussel no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (UFPE – Centro Acadêmico do Agreste – Caruaru/PE). E-mail: everaldofernandes.silva@gmail.com

Lúcia Barbosa FALCÃO, Universidade Federal Rural de Pernambuco Universidade Federal de Pernambuco

Professora Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Culturas – NEPHECs, da UFRPE. Professora do Mestrado Profissional em História - PROFHISTORIA, da UFPE. Professora da Licenciatura em História, UFRPE. E-mail: urugute@uol.com.br

 

Downloads

Publicado

2018-09-22