Licenciatura intercultural indígena como instrumento de efetivação de direitos humanos: notas sobre uma experiência didática

Luciana de Oliveira DIAS, Iodenis Borges Figueira CERQUEIRA

Resumo


Uma experiência de estágio docência, com enfoque em didática, acontecido no Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior de Professores Indígenas da UFG, nos levou a reflexões, que compartilhamos agora, sobre alguns pontos do processo de constituição da educação intercultural indígena no Brasil e suas implicações em questões de direitos humanos. Em um primeiro momento destacamos elementos que conduzem a um protagonismo indígena nos processos de encontro e ampliação de saberes. Avançamos, em um segundo momento, analisando, de uma perspectiva da didática, o fazer pedagógico no curso de Educação Intercultural da UFG, com destaque para questões sobre interculturalidade, transdisciplinaridade e direitos humanos. O intuito mais específico neste ponto foi apresentar algumas notas sobre uma experiência didática na licenciatura em Educação Intercultural.

 

Educação Intercultural Indígena. Direitos Humanos.

 

Indigenous intercultural degree as an instrument for the realization of human rights: notes on a didactic experience

 

Abstract

The reflections presented here derive from a teaching experience that took place at the Takinahakỹ Nucleus of Higher Education of Indigenous Teachers at UFG. With a focus on didactics, we now share these ideas about some aspects of the process of constitution of indigenous intercultural education in Brazil, as well as about their implications for human rights issues. In the first moment we highlight some elements that lead to an indigenous protagonism in the processes of encounter and expansion of knowledge. In a second moment, we proceeded to analyze, from a didactic perspective, the pedagogical achievement in the UFG Intercultural Education course, with emphasis on questions on interculturality, transdisciplinarity and human rights. The most specific purpose in this point was to present some notes about a didactic experience in the course of teacher training in Intercultural Education.

 

Indigenous Intercultural Education. Human rights.

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DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v4i7.238246

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