Novas práticas pedagógicas: considerações sobre transformações escolares a partir da atuação de docentes do Núcleo Takinahakỹ
DOI:
https://doi.org/10.33052/inter.v4i7.238250Resumo
Desde o início do processo de colonização do Brasil, aproximadamente em 1532, a educação escolar indígena foi considerada como estratégica para o projeto de colonização e subalternização dos povos indígenas brasileiros. Não por acaso, essa tarefa foi delegada às ordens religiosas, sobretudo à jesuíta, pois elas detinham, além do monopólio em relação à produção do conhecimento e sua divulgação, o poder espiritual, por meio do cristianismo, e a chancela, por parte do Estado português, para que atuassem de forma uníssona com os interesses políticos, econômicos e expansionistas desse Estado. Temos, assim, dois pilares básicos em tal projeto de colonização: a educação escolar, com base nos valores ocidentais, e a cristianização ou catequização dos povos indígenas.
New pedagogical practices: considerations about school transformations based on the work of teachers of the Takinahaky Nucleus
Referências
HERBETTA, Alexandre Ferraz. Novas práticas pedagógicas: considerações sobre transformações escolares a partir da atuação de docentes do Núcleo Takinahakỹ. 1. ed. Goiânia: Imprensa Universitária, 2018.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
______. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: Senado Federal, 1996.
HERBETTA, Alexandre Ferraz (Org.). Novas práticas pedagógicas: considerações sobre transformações escolares a partir da atuação de docentes do Núcleo Takinahakỹ. 1. ed. Goiânia: Imprensa Universitária, 2018.
NAZARENO, Elias. Pibid-diversidade: construção de bases epistemológicas na formação de professores indígenas (Pibid-diversity: construction of epistemological bases in the formation of indigenous teachers). Crítica Educativa, v. 3, p. 493-506, 2017.
REPETTO, M. Os Sentidos das Fronteiras na Transdisciplinaridade e na Interculturalidade. Textos&Debates, Boa Vista, n. 22, p. 13-30, jul./dez. 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommons Atribuição 4.0
Internacional (texto da Licença:https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).