Escutar o leitor: leitura e subjetividade em biografias e depoimentos de escritores

Sheila Oliveira LIMA

Resumo


RESUMO

Nos últimos anos, realizamos projetos de pesquisa e extensão com a perspectiva de melhor compreender o fenômeno da leitura e a formação de leitores promovida no ambiente escolar. Atualmente, desenvolvemos novo projeto cujo objetivo é realizar uma escuta de depoimentos de escritores sobre seus processos de formação leitora. Com isso, busca-se identificar elementos que possam compor novas formulações no âmbito das metodologias para a formação do leitor. Ao final, trazemos uma pequena amostra de escuta de três relatos autobiográficos em que comparece a relação afetiva no processo de formação leitora dos escritores Manuel Bandeira, José Saramago e Cristóvão Tezza.

Leitura. Escritores. Autobiografia. Escuta.


Listening to the Reader: reading and subjectivity in biographies and writer's testimonies

ABSTRACT

In recent years we have carried out research and extension projects with the perspective of better understanding the phenomenon of reading and the formation of readers promoted in school environment. Currently we have developed a new project whose objective is to listen to writers' testimonies about their reading formation processes. Thus we seek to identify elements that may compose new formulations within the scope of methodologies for the reader formation. At the end, it presents a small listening sample of three autobiographical reports in comparison to the affective relationship in the process of reading formation of writers Manuel Bandeira, José Saramago and Cristóvão Tezza.

Reading. Writers. Autobiography. Listening.


Ascoltare il Lettore: lettura e soggettività nelle biografie e testimonianze dello scrittore

RIASSUNTO

Negli ultimi anni abbiamo condotto ricerche con la prospettiva di una migliore comprensione del fenomeno della lettura e della formazione dei lettori promossi nell'ambiente scolastico. Attualmente stiamo sviluppando un nuovo progetto il cui obiettivo è ascoltare le testimonianze degli scrittori sui loro processi di educazione alla lettura. Pertanto, cerchiamo di identificare elementi che possano comporre nuove formulazioni nell'ambito delle metodologie per la formazione del lettore. Alla fine, portiamo un piccolo esempio di ascolto di tre rapporti autobiografici che mostrano la relazione affettiva nel processo di formazione della lettura degli scrittori Manuel Bandeira, José Saramago e Cristóvão Tezza. Lettura. Scrittori. Autobiografia. La escolta. Escucha al lector: lectura y subjetividad en biografías y testimonios de escritores RESUMEN En los últimos años, hemos realizado proyectos de investigación y extensión con la perspectiva de comprender mejor el fenómeno de la lectura y la formación de lectores promovidos en el entorno escolar. Actualmente estamos desarrollando un nuevo proyecto cuyo objetivo es escuchar los testimonios de los escritores sobre sus procesos de educación en lectura. Por lo tanto, buscamos identificar elementos que puedan componer nuevas formulaciones dentro del alcance de las metodologías para la formación del lector. Al final, traemos una pequeña muestra de escucha de tres informes autobiográficos que muestran la relación afectiva en el proceso de formación de lectura de los escritores Manuel Bandeira, José Saramago y Cristóvão Tezza.

Lectura Escritores. Autobiografía Escucha.


Texto completo:

PDF

Referências


BAJOUR, Cecilia. Oír entre líneas: El valor de la escucha en las prácticas de lectura.

Ciudad Autónoma de Buenos Aires: El Hacedor, 2014.BANDEIRA, M. Itinerário de Pasárgada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BARTHES, R. O rumor da língua. Tradução de Mario Laranjeira. São Paulo: Martins

Fontes, 2004.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. Trad. José Octavio de Aguiar Abreu.

Rio de Janeiro: Imago, 1997.

LACAN, Jacques. O seminário, livro 7: a ética na psicanálise. Texto estabelecido por

Jacques Alain-Miller / Trad. Antônio Quinet. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

LACAN, Jacques. Além do princípio do prazer. Trad. Christiano Monteiro Oiticica.

Rio de Janeiro: Imago, 2003.

PETIT, Michele. Éloge de la lecture: la construction de soi. Paris: Belin, 2002.

ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. Leitura e subjetividade e ensino de

literatura. Trad. Amaury C. Moraes. São Paulo: Alameda, 2013.

SARAMAGO, José. As pequenas memórias. Lisboa: Porto, 2014.




DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v5i9.243608

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Sheila Oliveira LIMA

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.