Como educar sem contribuir para um novo Auschwitz?

Autores

  • César Augusto Ibañez Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33052/inter.v6i10.244892

Palavras-chave:

Educação, Emancipação, políticas públicas, Auschwitz

Resumo

O artigo apresenta um ensaio analítico sobre o que poderia ser feito, em termos de ações educacionais, no sentido de se evitar um novo fracasso civilizatório, como o ocorrido em Auschwitz. Busca aprender do paradoxo vivenciado no Terceiro Reich: uma sociedade alemã, tão bem-educada e culta, ter descambado para a barbárie. Para tanto, teve como linha central a preocupação de Adorno sobre esse paradoxo, dialogando com autores como: Gramsci, Le Goff, Freire e Fanon. Refletiu-se acerca dos vários aspectos que envolveram Auschwitz, e de que maneira uma formação humana integral, poderia contribuir para evitar uma nova barbárie. Analisamos orientações presentes nas DCNs para o Ensino Médio, e para a Educação em Direitos Humanos; nos Cadernos de Formação de Professores do Ensino Médio; abordando a politecnia ou omnilateralidade de Gramsci. Concluiu-se constatando o quanto as circunstâncias de Auschwitz ainda têm a nos ensinar, assim como, o quanto o tema é atual; e que algo pode ser feito na educação, no sentido de se buscar evitar um novo Holocausto.

Biografia do Autor

César Augusto Ibañez, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação no PPGE da UFPR, professor da Rede Pública de Ensino do Paraná.

 

Referências

ADORNO, Theodor W. cap. O que significa elaborar o passado e Educação após Auschwitz in: Educação e emancipação. 2 ed. SP: Paz e Terra. 1995.

ADORNO, Theodor W. Teoria da semiformação. In: Pucci, B; Zuin, A. Lastória (orgs). Teoria Crítica e inconformismo. Novas perspectivas de pesquisa. São Paulo: Cortez, 2010.

BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Formação de Professores do ensino médio, etapa I. Caderno III: o currículo do ensino médio, seu sujeito e o desafio da formação humana integral. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013c.

BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Formação de Professores do ensino médio, etapa I. Caderno I: ensino médio e formação humana integral. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013d.

BRASIL, MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos

Humanos. In: Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. 2014a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548

-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&category_slug=abril-2014-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 21 jan 2020.

BRASIL, MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. In: Diretrizes

Curriculares Nacionais da Educação Básica. 2014b. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548

-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&category_slug=abril-2014-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 21 jan 2020.

BUTLER, Judith. Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2017.

ELIAS, Norbert. Os alemães. A luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Rio de Janeiro: Fator, 1980.

FOÉ, Nkolo. África em diálogo, África em autoquestionamento: universalismo ou provincialismo? “Acomodação de Atlanta” ou iniciativa histórica? In: Educar em Revista. Curitiba: UFPR, n. 47, p. 175-228, jan./mar. 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Paz e Terra, 1987

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Paz e Terra, 1996.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. (3. Ed.) Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

LE GOFF, Jacques. História e memória. São Paulo: Unicamp, 1990.

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. (Tradução: Newton Ramos de Oliveira). Campinas: Alínea, 2007.

MARR, Wolfgang Leo. À guisa de introdução: Adorno e a experiência formativa. In: ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

RICCEUR, Paul. A Memória, a história, o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2007.

ROLLE, Baptiste. Escravidão. In: POOLE, Hilary (Org.) et al. Direitos humanos: referências essenciais. São Paulo: Edusp, 2007.

Downloads

Publicado

2020-04-14