Carolina de Jesus em Caruaru e Recife: Racismo Estrutural e Imprensa no Início dos Anos 60
DOI:
https://doi.org/10.33052/inter.v6i11.247748Palavras-chave:
Carolina de Jesus, Negritude, Racismo, Caruaru, Nordeste brasileiroResumo
Artigo que intenciona desvelar a visita de Carolina de Jesus, em Caruaru, fazendo uma discussão historiográfica sobre os livros Quarto de despejo, Casa de Alvenaria e matérias do jornal Diário de Pernambuco sobre a vinda da escritora na Capital do Agreste, em 1960.
Referências
ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte (MG): Letramento, 2018.
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: O que é? Como se faz? São Paulo: Edições Loyola, 1999.
BATISTA, Waleska Miguel; MASTRODI, Josué. “Dos fundamentos extraeconômicos do racismo no Brasil”. Revista Direito e Práxis, Ahead of print, 2018. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/article/view/30077. Acesso em: 22 de junho 2020. DOI: 10.1590/2179-8966/2018/30077
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Verbete: Ivan Proença. Publicado em Disponível em: http://dicionariompb.com.br/ivan-cavalcante-proenca/biografia. Acesso em: 23 de junho de 2020.
JESUS, Carolina Maria de. Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada. São Paulo: Francisco Alves, 1961.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Francisco Alves, 1960.
LUCINDA, Elisa. Carolina de Jesus é literatura sim! Publicado em 24 de abril de 2017. Disponível em: https://www.publishnews.com.br/materias/2017/04/24/carolina-de-jesus-e-literatura-sim. Acesso em: 23 de junho de 2020.
Diário de Pernambuco, dezembro de 1960.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Raphael Alberti Nóbrega de OLIVEIRA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommons Atribuição 4.0
 Internacional (texto da Licença:https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
 
						 
							