Pensamento Negro e Educação no Contexto Afrodiásporico: temas, problemas e desafios

Claudilene Maria da SILVA, Lucimar Rosa DIAS, Silvani dos Santos VALENTIM

Resumo


A presente edição da Revista Interritórios chega a público ao final desse primeiro ano de atravessamento dos tempos pandêmicos do século XXI. A pandemia do COVID-19 no início do ano de 2020 mergulhou o mundo inteiro num labirinto de incertezas. A doença e as desiguais formas de se proteger contra ela, ceifou a vida de milhares de pessoas, no Brasil e no mundo, expondo e agravando as desigualdades sociais, educacionais e raciais que estruturam nossas relações. A luta da população negra longo da história tem sido uma luta por sua existência: seja física ou simbólica. O enfrentamento e o combate ao racismo por parte dessa população que foi sistematicamente invisibilizada, no Brasil e em outros contextos afrodiásporicos, é um combate em legítima defesa de suas vidas, de suas existências e de suas re-existências. Assim, abordar o Pensamento Negro é refletir sobre direitos e sobre as tentativas de sua negação.

Texto completo:

PDF

Referências


CARNEIRO, A.S. A Construção do Outro como Não-Ser como Fundamento do Ser. Tese (Doutorado em Educação/área de Filosofia da Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Recife, 2005.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017

NEGRO E EDUCAÇÃO. Relatório do VIII Encontro dos Negros do Norte e Nordeste do Brasil. Recife: Movimento Negro Unificado, 1988.

SILVA, Claudilene. A Volta Inversa na Árvore do Esquecimento e nas Práticas de Branqueamento: práticas pedagógicas escolares em história e cultura afro-brasileira. Curitiba. CRV: 2019.

SILVA. Petronilha Beatriz Gonçalves e. BARBOSA. Lucia Maria de Assunção. (orgs). O Pensamento Negro em Educação no Brasil. São Carlos: Ed. UFScar, 1997.




DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v6i12.248986

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Claudilene Maria da SILVA, Lucimar Rosa DIAS, Silvani dos Santos VALENTIM

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.