A Pensadora Negra em Educação Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva: Memórias e Reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33052/inter.v6i12.249002

Palavras-chave:

Educação, Pensamento Negro, Professoras Negras, Movimento Negro

Resumo

O presente texto retoma questões relevantes sobre o pensamento negro em educação no Brasil. Por meio desta entrevista aprofundamos como 23 anos depois da publicação do livro que inaugurou os debates a esse respeito, as questões sobre o pensamento negro brasileiro coerentemente reverberam, desafiam e interpelam a Educação das Relações Étnico-Raciais no alvorecer do século XXI. Profa. Petronilha afirma que tal pensamento veio com os povos Negros africanos escravizados e que na Diáspora foram sendo recriados e refeitos, particularmente por meio das experiências dos/as professores/as negros/as, especialmente das professoras negras, durante todo o século XX. Foram destacados durante a entrevista elementos como a relevância e atualidade de uma práxis pedagógica antirracista e propostas do movimento Negro, das instituições Negras e dos projetos e pesquisas que assumem um compromisso visceral e dialógico com a história e perspectiva do povo Negro. Por meio de suas memórias familiares e escolares a entrevistada nos lembra que, por mais escolarizadas/os que sejamos, não podemos prescindir do pensamento que é construído nos núcleos familiares, nas comunidades, nos espaços religiosos de matriz africana e pelo movimento Negro. É importante ter presente que existe um pensamento Negro em educação em todas as áreas da vida. Ainda que importantes organizações do movimento Negro tenham se articulado nos anos 1970, é anterior a este período a formulação do pensamento Negro em educação. Este pensamento antecede o movimento Negro organizado como nós o conhecemos. Ele foi, de fato, iniciado pelas professoras Negras do antigo Ensino Primário, hoje Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Claudilene Maria da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) – Campus dos Malês /Bahia. Coordenadora do curso de pedagogia do Campus dos Malês - São Francisco do Conde – Bahia. 

Lucimar Rosa Dias, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenadora do ErêYá - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Para as Relações Étnico-raciais (ERER). 

Silvani dos Santos Valentim, CEFET-MG

PhD. em Educação, Temple University, USA. Professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Pesquisadora do CNPq e Coordenadora o projeto de pesquisa Afrociências no (CEFET-MG).

Referências

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

SILVA. Petronilha Beatriz Gonçalves e. BARBOSA. Lucia Maria de Assunção. (orgs). O Pensamento Negro em Educação no Brasil. São Carlos: Ed. UFScar, 1997.

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Publicado

2020-12-07