Relação entre cinema e direito dentro da educação jurídica

Débora Laís dos Santos COSTA, Ana Carolina de Faria SILVESTRE

Resumo


Utilizando como marco teórico as autoras Martha Nussbaum e Marilena Chauí, o artigo visa discutir sobre a utilidade do cinema na educação jurídica. Assume-se que o cinema auxilia o Direito – o qual, por ser amplo compreende inúmeros assuntos dentro dele –, uma vez que há o aproveitamento de temas complexos de forma a serem mais acessíveis, e sempre abrangendo o senso crítico e o emocional do discente. Desse modo, o trabalho começará com uma investigação acerca da educação e das correntes educacionais, focando-se no construtivismo. Após, pesquisar-se-á sobre a história da arte como um todo e de sua relação com a sociedade da época, até chegar ao ponto em que o cinema foi criado, em 1895. Por fim, discutirá como que o cinema, como arte, influencia o aluno de direito em seu aprendizado, observando o senso crítico e emocional vinculado ao cinema, e se tal vínculo seria proveitoso para uma educação jurídica.

Educação Jurídica. Cinema. Direito. Martha Nussbaum.


ABSTRACT

Using the authors Martha Nussbaum and Marilena Chauí as a theoretical framework, the article aims to discuss the usefulness of cinema in legal education. It is assumed that the cinema assists the Law - which, because it is broad, comprehends innumerable subjects within it -, since there is the use of complex themes in order to be more accessible, and always covering the critical and emotional sense of the student. In this way, the work will begin with an investigation about education and educational trends, focusing on constructivism. Afterwards, we will investigate the history of art as a whole and its relationship with society at the time, until reaching the point where cinema was created in 1895. Finally, it will discuss how cinema, as art, influences the law student in his learning, observing the critical and emotional sense linked to cinema, and whether such a link would be beneficial for a legal education.

Legal Education. Movie theater. Law. Martha Nussbaum.


RESUMEN

El tema central del texto son los cursos ofrecidos por la Fundación João Pinheiro, de Minas Gerais (FJP) a través del Departamento de Capacitación y Entrenamiento de la Escuela de Gobierno (GCT/EG). Estos cursos tienen como finalidad la mejora y actualización de los funcionarios públicos y ciudadanos interesados en las materias de administración y gestión pública. Con el fin de desarrollar la producción y difusión de conocimientos que reafirmen la misión, visión y valores institucionales de la FJP, el trabajo es un estudio teórico relacionado con la estrategia de metodología activa, estudios de caso y su aplicación en un curso piloto desarrollado por la GCT de la FJP junto a la Municipalidad de Contagem/MG en 2020.

Estudios de caso. Curso de capacitación. Proyecto piloto.


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DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v7i13.250046

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