Relação entre cinema e direito dentro da educação jurídica
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.250046Palavras-chave:
Educação Jurídica, Cinema, Direito, Martha NussbaumResumo
Utilizando como marco teórico as autoras Martha Nussbaum e Marilena Chauí, o artigo visa discutir sobre a utilidade do cinema na educação jurídica. Assume-se que o cinema auxilia o Direito – o qual, por ser amplo compreende inúmeros assuntos dentro dele –, uma vez que há o aproveitamento de temas complexos de forma a serem mais acessíveis, e sempre abrangendo o senso crítico e o emocional do discente. Desse modo, o trabalho começará com uma investigação acerca da educação e das correntes educacionais, focando-se no construtivismo. Após, pesquisar-se-á sobre a história da arte como um todo e de sua relação com a sociedade da época, até chegar ao ponto em que o cinema foi criado, em 1895. Por fim, discutirá como que o cinema, como arte, influencia o aluno de direito em seu aprendizado, observando o senso crítico e emocional vinculado ao cinema, e se tal vínculo seria proveitoso para uma educação jurídica.
Referências
ABC. A importância das artes na educação. Disponível em: http://www.abc.org.br/article.php3?id_article=1279. Acesso em: 14 de jul. de 2015.
ALMEIDA, Guilherme Assis de; BITTAR, Eduardo C. B.. Curso de Filosofia do Direito. ed. 10. São Paulo: Atlas. 2012.
ANDRADE, José Manuel Pita; LOPERA, José Alvarez. História Geral da Arte. Rio de Janeiro: Del Prado. 1995.
BARROS, Juliano Napoleão; MAGALHÃES, José Luiz Quadros de. (orgs). Direito e Cinema. Belo Horizonte: Arraes. 2013.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática. 2012.
ELLERO, Ana Célia. Guernica – 78 anos: História, Detalhes e Desdobramentos da obra. Disponível em: http://lounge.obviousmag.org/mosaico/2015/04/guernica---78-anos-historia-e-desdobramentos.html. Acesso em: 14 de ago. de 2015.
FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1992.
IMDB. Judgment at Nuremberg. Disponível em: http://www.imdb.com/title/tt0055031/. Acesso em: 14 de jul. de 2015.
IMDB. The Merchant of Venice. Disponível em: http://www.imdb.com/title/tt0379889/?ref_=fn_al_tt_1. Acesso em: 14 de jul. de 2015b.
MANS, Matheus. As 15 Melhores Músicas Contra a Ditadura Militar Brasileira. Disponível em: https://www.esquinadacultura.com.br/post/15-melhores-musicas-de-protesto-e-ditadura-militar. Acesso em: 05 nov. 2020.
MANTOVANI, Flávia; SILVEIRA, Julliane. Especialistas destacam importância da arte no desenvolvimento de crianças. Disponível em: http://www.promenino.org.br/noticias/especiais/especialistas-destacam-importancia-da-arte-no-desenvolvimento-de-criancas. Acesso em: 14 de jul. de 2015.
MEYER, Manoela. Marilena Chauí fala sobre trágica herança deixada pela Ditadura Militar à educação. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/boletim-educacao/2011/10/13/marilena-chaui-fala-sobre-heranca-ruim-deixada-pela-ditadura-militar-a-educacao/. Acesso em: 16 de fev. de 2014.
MOLL, Jaqueline. Caminhos da Educação Integral no Brasil: Direito a Outros Tempos e Espaços Educativos. Penso, 2012.
NUSSBAUM, Martha C. Not for profit: Why democracy needs the humanities. New Jersey: The public square. 2010.
NUSSBAUM, Martha. Poetic Justice: the literary imagination and public life. Boston: Breacon Press, 1995.
OKADA, Ana. Linhas Pedagógicas: veja como elas funcionam e qual tem mais a ver com seu filho. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/noticias/2009/08/25/linhas-pedagogicas-veja-como-elas-funcionam-e-qual-tem-mais-a-ver-com-seu-filho.htm. Acesso em: 20 de jul. de 2015.
OLIVEIRA, João Batista Araujo e. Repensando a Educação Brasileira: O que Fazer para Transformar nossas Escolas. Atlas, 2014.
OSWALT, John. Storyline. Disponível em: http://www.imdb.com/title/tt0000417/?ref_=fn_al_tt_1. Acesso em: 08 de ago. de 2020.
PEDAGOGIA. Linha Montessoriana. Disponível em: http://www.pedagogia.com.br/conteudos/montessoriana.php. Acesso em: 20 de jul. de 2015.
PORTAL EDUCAÇÃO. Jean Piaget: Biografia. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/53974/jean-piaget-biografia. Acesso em: 15 de ago. de 2015.
REALE, Miguel. Filosofia do Direito. 20ª edição. Saraiva, 2010.
TAVARES, Ingrid. A história do Cinema. Disponível em: http://super.abril.com.br/cultura/a-historia-do-cinema. Acesso em: 14 de ago. de 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Débora Laís dos Santos COSTA, Ana Carolina de Faria SILVESTRE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommons Atribuição 4.0
Internacional (texto da Licença:https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).