Relação entre cinema e direito dentro da educação jurídica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.250046

Palavras-chave:

Educação Jurídica, Cinema, Direito, Martha Nussbaum

Resumo

Utilizando como marco teórico as autoras Martha Nussbaum e Marilena Chauí, o artigo visa discutir sobre a utilidade do cinema na educação jurídica. Assume-se que o cinema auxilia o Direito – o qual, por ser amplo compreende inúmeros assuntos dentro dele –, uma vez que há o aproveitamento de temas complexos de forma a serem mais acessíveis, e sempre abrangendo o senso crítico e o emocional do discente. Desse modo, o trabalho começará com uma investigação acerca da educação e das correntes educacionais, focando-se no construtivismo. Após, pesquisar-se-á sobre a história da arte como um todo e de sua relação com a sociedade da época, até chegar ao ponto em que o cinema foi criado, em 1895. Por fim, discutirá como que o cinema, como arte, influencia o aluno de direito em seu aprendizado, observando o senso crítico e emocional vinculado ao cinema, e se tal vínculo seria proveitoso para uma educação jurídica.

Biografia do Autor

Débora Laís dos Santos Costa, Centro Universitário do Sul de Minas

Mestre em Constitucionalismo e Democracia na Faculdade de Direito do Sul de Minas. Graduanda em Letras português/inglês pelo Centro Universitário do Sul de Minas. 

Ana Carolina de Faria Silvestre, Universidade de Coimbra

Doutoranda em Ciências Jurídico-filosóficas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mestre e pós-graduada em Ciências Jurídico-filosóficas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

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Publicado

2021-04-05

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo