As interfaces Freireanas com as relações étnicos-raciais e EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251597

Palavras-chave:

Educação Popular, EJA, Educação antirracista, Perspectivas, Freireanas

Resumo

Desde o final dos anos 1950, a Educação Popular (EP) tem sido visibilizada como um paradigma da educação em favor das minorias, apresentando como princípios sua opção em favor da libertação e do empoderamento dos/as vitimados/as do mundo. Este trabalho procura evidenciar a EP a partir da opção pelas questões referentes às relações étnico-raciais e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), intermediadas pelo discurso paulofreireano. Constituída em sua maioria por negros/as, as questões étnico-raciais nem sempre são consideradas na EJA, principalmente no que diz respeito a pensar essa modalidade imbricada a uma educação antirracista. Dessa maneira, o presente artigo trata de um estudo com abordagem qualitativa-bibliográfica e apresenta algumas reflexões da contribuição do pensamento de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos e o ensino das relações étnico-raciais. A partir da discussão realizada, percebe-se que, mesmo sem tratar especificamente dos assuntos relacionados à EJA e às questões étnico-raciais, Freire, em suas obras – Pedagogia do Oprimido (1987) e Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa (2011) –, proporciona uma reflexão acerca dessa imbricação em vários aspectos: político, pedagógico e sociocultural. Na busca por uma educação emancipadora e alicerçada no paradigma da Educação Popular, essas duas obras se interconectam e permitem a compreensão de que somente mediados pela palavra, pelo diálogo, pela reflexão e/na ação é que se constrói uma educação emancipadora e, consequentemente, antirracista para todos/as.

Biografia do Autor

Eduardo Jorge Lopes da Silva, UFPB

Doutor em Educação pela (UFPE). Mestrado em Educação pela (UFPB). Professor Associado da (UFPB).

Ronnie Wesley Sinésio Moura, UFPB

Doutor em Educação pela (UFPB).

Nádia Farias dos Santos, IFRN

Doutoranda em educação professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte/Campus Apodi.

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Publicado

2021-08-27