v. 7 n. 14 (2021): Centenário de Paulo Freire: Traços do legado e reinvenção da pedagogia crítico-libertadora

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Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, na capital Pernambucana. Vivenciou muitas situações adversas desde a infância que marcaram a sua trajetória e contribuíram nas suas opções radicais (no sentido de quem toma as questões pela raiz), a favor daqueles que tem a negação vida, como reconhece o próprio educador. Suas experiências foram vividas em diferentes espaços sociais e acadêmicos em andarilhagens pelos estados brasileiros e em outros países, quando precisou ficar longe de sua terra nação no seu tempo de exílio e por ocasião de seu retorno ao Brasil, depois de 16 anos. 

Publicado: 2021-08-27

Editorial

Artigos em fluxo contínuo

  • Educação do Campo e PRONERA: Paulo Freire, presente!

    Sandra Maria Gadelha de Carvalho, Célia Maria Machado de Brito
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251593
  • O legado Freireano e a educação do campo na Amazônia Paraense

    Salomão Antonio Mufarrej Hage, Dorilene Pantoja Melo, Francy Taissa Nunes Barbosa
    19-43
    DOI: https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251594
  • Educação Popular como Teoria e Prática da Educação do Campo: Diálogos com Paulo Freire

    Maria do Socorro Silva
    44-65
    DOI: https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251595
  • Algumas contribuições Freireanas para uma prática educativa libertadora na EJA

    Nelino Azevedo de Mendonça
    66-78
    DOI: https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251596
  • As interfaces Freireanas com as relações étnicos-raciais e EJA

    Eduardo Jorge Lopes da Silva, Ronnie Wesley Sinésio Moura, Nádia Farias dos Santos
    79-100
    DOI: https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251597
  • Contribuições Freireanas para ações de Educação em saúde sexual e reprodutiva com adolescentes

    Adriana Lobo Jucá, Daniela Tavares Gontijo, Sémares Genuíno Vieira
    101-130
    DOI: https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251598
  • Por uma práxis educativa humanizadora e emancipatória

    Denise Regina Costa Aguiar
    131-142
    DOI: https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251599
  • A prática pedagógica docente-discente: O movimento do currículo no berçário em uma perspectiva freireana

    Maria Jaqueline Paes de Carvalho, Maria Eliete Santiago
    143-174
    DOI: https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251600

Resenhas

Entrevista

  • Ira Shor e Paulo Freire: a superação do distanciamento físico-temporal pela identificação no campo das ideias

    Margarete Sampaio, Marília Gabriela de Menezes Guedes
    181-203
    DOI: https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251602