Carolina Maria de Jesus e a leitura de mundo no Quarto de Despejo: Andarilhagens no lugar de fala rumo ao inédito viável
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251601Palavras-chave:
Leitura de mundo, Carolina de Jesus, Paulo FreireResumo
A vida acadêmica nos possibilita a aproximação com diversos escritores e escritoras. Eles e Elas nos inspiram no debruçar teórico e metodológico junto aos nossos campos investigativos e nossas áreas do conhecimento. Vamos com eles e elas dialogando e construindo e desconstruindo possibilidades de sentir, pensar e agir diante da realidade e das temáticas nela presente. Mesmo com esse diálogo (físico, virtual e literário), eis que a realidade nos impacta de tal forma que, somos levados(as) a nos aproximarmos de outros escritores e escritoras, em busca de outras concepções, cujas leituras são motivadas, muitas vezes, por situações para além da vida acadêmica, nossas vidas, desejos, curiosidades. Digo a vocês que esta é uma experiência muito interessante. O objetivo deste pequeno texto é o de iniciar aproximações entre Carolina Maria de Jesus e o Paulo Freire partindo dos elementos presentes nas obras Quarto de Despejo e Pedagogia do Oprimido. Elementos que nos possibilitem a leitura do Quarto de Despejo na Pedagogia do Oprimido e da Pedagogia do Oprimido no Quarto de Despejo. Para mim, está sendo uma experiência desafiadora, empadada de limites e possibilidades; entretanto, se faz necessária pois existem desafios no pensamento pedagógico e social do professor Paulo Freire, bem como na cotidianidade dos(as) oprimidos(as) que apenas através das aproximações com as criações desses personagens seria possível alargar as brechas e fortalecer as resistências dentro deste sistema inundado por uma retórica do ódio. Esta tarefa tem a ver, também, com o desejo de colaborar com o pensamento decolonial, mas esse é um tema que podemos deixar para uma próxima conversa.
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 10ª. Edição. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de Despejo: diário de uma favelada. 10ª. Edição. São Paulo: Ática, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alexandre Magno Tavares da SILVA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommons Atribuição 4.0
Internacional (texto da Licença:https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).