Vol. 7 No. 14 (2021): Centenário de Paulo Freire: Traços do legado e reinvenção da pedagogia crítico-libertadora

					View Vol. 7 No. 14 (2021): Centenário de Paulo Freire:  Traços do legado e reinvenção da pedagogia crítico-libertadora

Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, na capital Pernambucana. Vivenciou muitas situações adversas desde a infância que marcaram a sua trajetória e contribuíram nas suas opções radicais (no sentido de quem toma as questões pela raiz), a favor daqueles que tem a negação vida, como reconhece o próprio educador. Suas experiências foram vividas em diferentes espaços sociais e acadêmicos em andarilhagens pelos estados brasileiros e em outros países, quando precisou ficar longe de sua terra nação no seu tempo de exílio e por ocasião de seu retorno ao Brasil, depois de 16 anos. 

Published: 2021-08-27

Editorial

Artigos em fluxo contínuo

  • Countryside Education and PRONERA:Paulo Freire, present!

    Sandra Maria Gadelha de Carvalho, Célia Maria Machado de Brito
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251593
  • Freire's legacy and the countyside education in the Amazon region of Pará

    Salomão Antonio Mufarrej Hage, Dorilene Pantoja Melo, Francy Taissa Nunes Barbosa
    19-43
    DOI: https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251594
  • Popular Education as the Theory and Practice of Countryside Education:Dialogues with Paulo Freire

    Maria do Socorro Silva
    44-65
    DOI: https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251595
  • Freirean contributions to a liberating educational practice in EJA

    Nelino Azevedo de Mendonça
    66-78
    DOI: https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251596
  • Freire’s interfaces with ethnic-racial relations and EJA

    Eduardo Jorge Lopes da Silva, Ronnie Wesley Sinésio Moura, Nádia Farias dos Santos
    79-100
    DOI: https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251597
  • Freire's Contributions to Sexual and Reproductive EducationalActions for Adolescents

    Adriana Lobo Jucá, Daniela Tavares Gontijo, Sémares Genuíno Vieira
    101-130
    DOI: https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251598
  • For a humanizing and emancipatory educational praxis

    Denise Regina Costa Aguiar
    131-142
    DOI: https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251599
  • The teacher-student pedagogical practice:The movement of curriculum in the nursery from a Freirean perspective

    Maria Jaqueline Paes de Carvalho, Maria Eliete Santiago
    143-174
    DOI: https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251600

Resenhas

Entrevista