Por uma práxis educativa humanizadora e emancipatória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251599

Palavras-chave:

Currículo, Tempo e Espaço, Pressupostos Freireanos

Resumo

O artigo tem por objetivo evidenciar os pressupostos freireanos necessários para a construção de uma práxis educativa humanizadora e emancipatória, para educadores e educandos, das camadas populares, nas unidades educativas, como uma possibilidade para o enfrentamento dos desafios em tempos de pandemia. A pesquisa desenvolveu-se a partir da abordagem qualitativa, por meio da revisão da literatura sobre a temática. A práxis educativa em uma perspectiva crítico-emancipatória, funda-se na ética humana e nos princípios de participação e autonomia, como condição a gestão democrática.Por fim, espera-se que muitas escolas, se arrisquem num outro jeito de fazer escola, em uma práxis educativa humanizadora e emancipatória, como proposto por Paulo Freire.

Biografia do Autor

Denise Regina Costa Aguiar, PUC-SP

Doutorado em Educação pela (PUC-SP). Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em CIÊNCIAS AMBIENTAIS e do curso de graduação PEDAGOGIA da UNIVERSIDADE BRASIL.

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Publicado

2021-08-27