A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva: reflexões entre o esperado e o possível a partir de práticas pedagógicas inclusivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2025.265039

Palavras-chave:

barreiras de acessibilidade, educação inclusiva, Política Nacional de Educação Especial

Resumo

Nos últimos anos, a educação escolar passou por uma revolução significativa em suas práticas, especialmente no que diz respeito à inclusão. Este relato de experiência aborda como é possível aplicar a Política Nacional de Educação Especial, fundamentada na perspectiva inclusiva. Para isso, descrevem-se as vivências e observações realizadas durante o acompanhamento de práticas pedagógicas na periferia da rede pública municipal, destacando a importância da formação docente continuada para a efetivação da lei no ambiente escolar. O foco está na discussão sobre as práticas pedagógicas adaptadas para promover a inclusão efetiva de alunos com necessidades especiais em sala de aula. Por meio dessas experiências, conclui-se que ações afirmativas sem a devida fiscalização não superam das barreiras de acessibilidade, evidenciando a necessidade de investimentos que busquem superar as lacunas para o exercício do respeito às diferenças, atendendo aos interesses individuais e coletivos para o pleno desenvolvimento dos educandos dentro de suas especificidades.suas práticas, especialmente no que diz respeito à inclusão. Este estudo aborda
como é possível aplicar a Política Nacional de Educação Especial, fundamentada
na perspectiva inclusiva. Para isso, foi realizado um estudo de caso que busca
compreender a importância da formação docente continuada para a efetivação da
lei no ambiente escolar. O foco está na discussão sobre as práticas pedagógicas
adaptadas na periferia da rede pública municipal para promover a inclusão efetiva
de alunos com necessidades especiais em sala de aula. Por meio de observações
realizadas durante as atividades, pode-se concluir que ações afirmativas sem a
devida fiscalização não superam das barreiras de acessibilidade, demonstrando a
importância de investimentos que busquem superar as lacunas para o exercício do
respeito às diferenças, atendendo aos interesses individuais e coletivos para o
pleno desenvolvimento dos educandos dentro de suas especificidades.

Palavras-chave: Barreiras de acessibilidade; Educação Inclusiva; Política Nacional de

Educação Especial.

Biografia do Autor

Flavia de Souza Silva Nogueira, Instituto Federal Campus Arcos

Discente no Instituto Federal Campus Arcos. Especialista em Educação Especial. É professora na Rede Pública de Ensino. Especialista em Currículo e práticas docentes pela UFPI.

Giovana da Costa Silva, Instituto Federal de Minas Gerais

Discente da pós graduação em Docência com ênfase em Educação Inclusiva IFMG, Campus Arcos.

Dandara Lorrayne do Nascimento, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutoranda em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET MG.

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Publicado

2025-05-13

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo