A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva: reflexões entre o esperado e o possível a partir de práticas pedagógicas inclusivas
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-7668.2025.265039Palavras-chave:
barreiras de acessibilidade, educação inclusiva, Política Nacional de Educação EspecialResumo
Nos últimos anos, a educação escolar passou por uma revolução significativa em suas práticas, especialmente no que diz respeito à inclusão. Este relato de experiência aborda como é possível aplicar a Política Nacional de Educação Especial, fundamentada na perspectiva inclusiva. Para isso, descrevem-se as vivências e observações realizadas durante o acompanhamento de práticas pedagógicas na periferia da rede pública municipal, destacando a importância da formação docente continuada para a efetivação da lei no ambiente escolar. O foco está na discussão sobre as práticas pedagógicas adaptadas para promover a inclusão efetiva de alunos com necessidades especiais em sala de aula. Por meio dessas experiências, conclui-se que ações afirmativas sem a devida fiscalização não superam das barreiras de acessibilidade, evidenciando a necessidade de investimentos que busquem superar as lacunas para o exercício do respeito às diferenças, atendendo aos interesses individuais e coletivos para o pleno desenvolvimento dos educandos dentro de suas especificidades.suas práticas, especialmente no que diz respeito à inclusão. Este estudo aborda
como é possível aplicar a Política Nacional de Educação Especial, fundamentada
na perspectiva inclusiva. Para isso, foi realizado um estudo de caso que busca
compreender a importância da formação docente continuada para a efetivação da
lei no ambiente escolar. O foco está na discussão sobre as práticas pedagógicas
adaptadas na periferia da rede pública municipal para promover a inclusão efetiva
de alunos com necessidades especiais em sala de aula. Por meio de observações
realizadas durante as atividades, pode-se concluir que ações afirmativas sem a
devida fiscalização não superam das barreiras de acessibilidade, demonstrando a
importância de investimentos que busquem superar as lacunas para o exercício do
respeito às diferenças, atendendo aos interesses individuais e coletivos para o
pleno desenvolvimento dos educandos dentro de suas especificidades.
Palavras-chave: Barreiras de acessibilidade; Educação Inclusiva; Política Nacional de
Educação Especial.
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