O “ciclo de violência contra a mulher” enquanto um artefato educativo: currículo e pedagogia cultural na fronteira Brasil-Bolívia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-7668.2025.266277Palavras-chave:
currículo, pedagogia cultural, violência, mulherResumo
O objetivo desta pesquisa é analisar o currículo e a pedagogia cultural do artefato “Ciclo de Violência contra a Mulher”. O referido artefato é compreendido como um produto cultural possível de ser inteligível em termos contextuais, representacionais e por meio de relações de poder. A metodologia utilizada é a qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com seis mulheres moradoras da região de fronteira Brasil/Bolívia. O resultado aponta que o conteúdo do artefato focado é verídico na percepção das mulheres e para o quanto o que ele ensina está demandando atualizações em termos de representação da própria mulher enquanto vítima. A pedagogia da violência contra a mulher que o artefato faz circular enquanto conhecimento foi possível de ser acessada também porque, em termos teórico-metodológicos, em uma perspectiva pós-crítica, este estudo reconhece a importância do lugar de corpo da pesquisadora principal e buscou contextualizar e não generalizar as prospecções dadas em entrevistas pelas participantes.
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