Tecendo Fios Entre o Feminismo Latino-Americano Descolonial e os Estudos Pós-Coloniais Latino- Americanos

Autores

  • Anna Rita SARTORE Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste https://orcid.org/0000-0002-3688-6590
  • Aline Renata dos SANTOS
  • Camila Ferreira da SILVA Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.33052/inter.v1i1.5011

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo realizar aproximações epistemológicas entre o Feminismo Latino-americano Descolonial, Curiel, (2009); Mohanty, (2008); Paredes, (2010); Espinosa-Miñoso, (2014, 2013), e os Estudos Pós-coloniais Latino-americanos Dussel, (1994); Quijano, (2000, 2005); Mignolo (2011); Porto-Gonçalves, (2009). Utilizamo-nos da pesquisa bibliográfica e da Análise de Conteúdo via Análise Temática Bardin, (2011), Vala (1986). As aproximações epistemológicas do Feminismo Latino-americano Descolonial com os Estudos Pós-Coloniais Latino-americanos ocorrem na medida em que questionam o lócus de enunciação de conhecimento eurocêntrico e suas formas de produção prescritas como válidas e universais e apontam para a valorização e a legitimação de outros loci de enunciação que produzam conhecimentos outros. O entrelaçamento destas abordagens permite-nos compreender as mulheres latinas americanas como protagonistas de lutas políticas e epistêmicas na construção e na constituição de uma sociedade despatriarcalizada.

Biografia do Autor

Anna Rita SARTORE, Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste

Doutora e mestra em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Psicanalista. Licenciada em Pedagogia e Ciências Físicas e Biológicas. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco. 

Aline Renata dos SANTOS

Mestranda da Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco. Pertence ao Grupo de Estudos Pós-Coloniais Latino-Americanos, Teoria da Complexidade e Educação coordenado pelo Prof. Dr. Janssen Felipe da Silva PPGEdu/PPDEDUC-UFPE/CAA. 

Camila Ferreira da SILVA, Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco.

Pertence ao Grupo de Estudos PósColoniais Latino-Americanos, Teoria da Complexidade e Educação coordenado pelo Prof. Dr. Janssen Felipe da Silva PPGEdu/PPDEDUC-UFPE/CAA.

Referências

BARDIN, Laurance. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011. C

URIEL, Ochy. Descolonizando el Feminismo: una perspectiva desde America Latina y el Caribe. Primer Coloquio Latinoamericano sobre Praxis y Pensamiento Feminista, realizado en Buenos Aires en junio de 2009. DUSSEL, Enrique. 1492: El Encubrimiento del Otro: hacia el origen del “mito dela modernidad. Plural Editores. La Paz, 1994.

ESPINOSA-MIÑOSO, Yuderkys. Etnocentrismo y Colonialidad en los Feminismos Latinoamericanos: complicidades y consolidación de las hegemonías feministas en el espacio transnacional. Revista Venezolana de Estudios de la Mujer, Julio/Diciembre. Vol. 14. N° 33 - Pp. 37-54, 2009.

ESPINOSA-MIÑOSO, Yuderkys. Una crítica descolonial a la epistemología feminista crítica. El Cotidiano, marzo-abril, 2014.

ESPINOSA-MIÑOSO, Yuderkys; Gomez, Diana; Lugones, María; Ochoa, Karina. Reflexiones Pedagógicas en torno al Feminismo Descolonial: una conversa en cuatros voces. En WALSH, Catherine. (Org.). Pedagogías Decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Serie Pensamiento decolonial. QuitoEcuador: Ediciones Abya-Yala, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, n.80, Março 2008, p. 115-147.

MIGNOLO, Walter. Historias locales/diseños globales: colonialidad, conocimientos subalternos y pensamento fronterizo. Ediciones Akal, S. A, 2011.

MOHANTY, Chandra. T. Bajo los ojos de occidente. En: Navaz, L. S., Hernández, A. (eds): Descolonizando el Feminismo: teorías y prácticas desde los márgenes, ed. Cátedra, Madrid, 2008. PAREDES, Julieta. Hilando fino desde el feminismo comunitário. Mujeres creando comunidad. La Paz, 2010.

PAREDES, Julieta. Una sociedad en estado y con estado despatriarcalizador. Cochabamba: Diciembre, 2011.

PORTO-GONÇALVES, Carlos. W. Entre América e Abya Yala – tensões de territorialidades. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 20, p. 25-30, jul./dez. Editora UFPR, 2009.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. En: Lander, Edgar. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. Setembro, 2005.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del Poder y Clasificacion social. En. Wallerstein, Immanuel. Journal of world systems research, v.2. California, 2000.

SILVA, Janssen. F. Sentidos de Avaliação da Educação e no Ensino e no Currículo na Educação Básica através dos Estudos Pós‐Coloniais Latino-americanos. Espaço do Currículo, v.8, n.1, p.49-64, Janeiro a Abril, 2015.

SILVA, Janssen. F. Sentidos da Educação na Perspectiva dos estudos pós-coloniais latino-americano. En. Martins, P. H., Silva, M. A., Lira, B. F., Leão, E. L. S. Guía sobre post-desarrolo y nuevos horizontes. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Estudios Sociológicos Editora, 2014.

Downloads

Publicado

2016-09-08