Experiência e processos formativos na rede indígena de pernambuco: O Pibid diversidade e as leituras decoloniais

Everaldo Fernandes da Silva, Jaqueline Barbosa da Silva

Resumo


Este texto intenciona compartilhar os projetos pedagógicos e de políticas afirmativas que estão sendo vivenciados com os Povos Indígenas de Pernambuco. Essas práticas educativas que comportam iniciação à docência, pesquisa e intervenção estão sob a égide o Pibid Diversidade da Universidade Federal de Pernambuco no Campus Caruaru. O presente artigo apresenta de forma analítico-compreensiva a realização do I Seminário de estudo e socialização deste Programa da Capes, durante o mês de novembro de 2014, contando com a participação da Rede Indígena do Estado e de pesquisadores/as da ALAS (Associação Latino-americana de Sociologia). Sob os marcadores teóricos da abordagem decolonial, os relatos, os subprojetos desenvolvidos, as mesas de diálogo e as contribuições dos docentes/pesquisadores foram significativos em sublinhar as reais aproximações e imbricações entre a Educação Básica, a Universidade e a Sabedoria dos Ancestrais Indígenas.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Eliene Amorim de. A política da Educação Escolar Indígena: limites e possibilidades da escola indígena. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, Recife/PE, 2002.

ALMEIDA, Patrícia Fortes de. Currículo em “Movimentos” a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá – PE. . Dissertação de Mestrado: UFRN, 2014.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuicones al desarrollo de um concepto. El Giro Decolonial: reflexiones para una diversidade epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007.

MIGNOLO, Walter. El Pensamiento Decolonial. El Giro Decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 25-46.

SILVA, Fátima Aparecida da; SILVA, Jaqueline Barbosa da; ALMEIDA, Eliene Amorim de. Diversidade e educação escolar indígena em Pernambuco: o Programa Institucional de Iniciação à Docência no contexto da UFPE. Reflexões e ações sobre educação, estado e diversidade. 2ª ed., Recife/PE: Editora UFPE, 2014.

SILVA, Janssen Felipe da; SILVA, Everaldo Fernandes da; SILVA, Jaqueline Barbosa da. Educação Populares e Movimentos Sociais nas Crises da Modernidade: um olhar através dos Estudos Pós-Coloniais. Lumen, v. 23, n. 1, jan./jun., 2014. p. 09-26.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista INTERRITÓRIOS