O pensamento pedagógico de Paulo Freire à luz da filosofia da educação
DOI:
https://doi.org/10.33052/inter.v2i2.5017Resumo
Propomo-nos analisar neste artigo o pensamento pedagógico de Paulo Freire na ótica da filosofia da educação. Entendendo-se esta área de saber, simultaneamente, como reflexão tanto das problemáticas educacionais (no plano epistemológico e hermenêutico) como das problemáticas educativas (dimensão ética e antropológica) presentes no discurso pedagógico de Paulo Freire, a nossa análise assentará numa circularidade epistemo-antropológica deste pensamento. Dito de outra forma, é nossa intenção caracterizar a relação estreita que estabelecem entre si uma epistemologia da práxis e uma antropologia dialógica no pensamento pedagógico deste grande educador.Referências
BLOCH, E. . O princípio esperança. Rio de Janeiro: UERJ/Contraponto, v. 1, 2005.
CARVALHO, A. D. Educação como Projecto Antropológico. 2. Ed. Porto: Edições Afrontamento (Biblioteca das Ciências do Homem/Ciências da Educação; 7), 1998.
__________A educabilidade como dimensão antropológica. Filosofia. Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vol. 7, 1990, pp. 145-156.
CHARBONNEL, N.. Pour une Critique de la Raison Pédagogique. Berna: Peter Lang, 1988.
DUSSEL, E.. Ética de la liberación en la edad de la globalización y de la
exclusión. Madrid: Trotta, 2002.
FREIRE, P.. Pedagogia da Esperança. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000a.
______. Educação como Prática da Liberdade. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000b.
______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
______. Extensão ou Comunicação? 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
______. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
______. Educação e Mudança. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
______. Conscientização: teoria e prática da libertação. 3. ed. São Paulo: Ed. Moraes, 1980.
______. Acção Cultural para a Libertação e os escritos. Portugal: Moraes Editores, 1977.
FREIRE, P. & MACEDO, D. . Alfabetização: leitura do mundo e leitura da palavra. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
FULLAT I GÉNIS. O. . Antropología Filosófica de la Educación. Barcelona: Editorial Ariel Educación, 1997.
GONÇALVES, J. L. . Aprender na e com a vida – a problematização da experiência como processo de consciencialização. In Cadernos de Pedagogia Social. Lisboa:Universidade Católica Editora, n. 3, ano III, 2009, pp. 35-44.
WOHLFART, J. A.. Fundamentos Dialéticos da Pedagogia do Oprimido. Editora IFIBE, Coleção Diá-Logos, 2013.
REBOUL, O.. A Filosofia da Educação. Lisboa: Edições 70, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommons Atribuição 4.0
Internacional (texto da Licença:https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).