A prática pedagógica docente humanizadora vivenciada na educação de jovens e adultos: exercício intencional e formativo que requer ação-reflexão transformadora
DOI:
https://doi.org/10.33052/inter.v2i2.5024Resumo
O artigo analisa a prática docente, na perspectiva humanizadora, como exercício dialógico e intencional que se articula à prática pedagógica institucional, contribuindo com a formação dos sujeitos nos processos de escolarização. As reflexões aqui apresentadas resultam de uma pesquisa realizada em um município da região metropolitana do Recife. A abordagem qualitativa presidiu a investigação tendo a coleta de dados utilizado a observação e a entrevista semiestruturada. A organizaçãoe tratamento dos dados fizeram-se através da Análise de Conteúdo de Bardin (2008). Os resultados mostraram aproximações da prática pedagógica docente analisada com os pressupostos da educação humanizadora freireana, na qual o diálogo, numa perspectiva crítica e amorosa, se apresentou como eixo articulador da relação docente-discente e do processo de produção do conhecimento.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 5. ed. Lisboa/Portugal: Edições 70, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
_____. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
_____ Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2006.
GUEDES, M. G. de M.. Contribuição de Paulo Freire para as políticas e práticas curriculares nos sistemas de ensino. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
SOUZA, J. F. E a educação popular: ¿¿ Quê ?? Uma Pedagogia para fundamentar a educação, inclusive escolar, necessária ao povo brasileiro. Recife: Bagaço, 2007.
TURA, M. L. R. A observação do cotidiano escolar. In: ZAGO, N.; CARVALHO, M. P.; VILELA, R. A. T. (Orgs.). Itinerários de Pesquisa. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011, p. 183-206.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommons Atribuição 4.0
Internacional (texto da Licença:https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).