Remendar ou reinventar o mundo, a partir de nós? Paulo Freire nos instiga, nos provoca, nos convoca...

Alder Júlio Ferreira Calado

Resumo


Há cerca de vinte anos, pouco depois da “grande viagem” de Paulo
Freire, ousei ensaiar uns versos, em memória e homenagem deste Tecelão da Utopia. O mote das aludidas estrofes (dez estrofes, em versos decassílabos, com rimas abbaaccddc) era o seguinte: “Paulo Freire vaguei no Universo, atiçando as centelhas da Utopia”2. Com efeito, a vida, a obra e o legado freireanos estiveram - e seguem estando - organicamente vinculados à esperança (não no sentido de aguardar passivamente, mas no sentido freireano de “esperançar”) de um mundo novo, alternativo à barbárie capitalista, que agride e avilta, de mil formas, a Mãe-Terra, inclusive os humanos e toda a comunidade dos viventes. Coisifica o ser humano, impede ou bloqueia o processo de humanização3. Não desumaniza ou avilta apenas suas vítimas – a Terra e a imensa maioria da humanidade, mas também desumaniza seus algozes – alertava Freire -, por a todos reduzir a objetos do lucro, de uma ganância necrófila. Toda a Terra geme em dores de parto, vítima das formas mais atrozes de agressão, de exploração, de esgotamento de bens do Planeta,
ao protagonizar sucessivas e crescentes ameaças aos filhos e filhas da Mãe- Terra. A humanidade clama por uma sociabilidade alternativa a essa barbárie.

Texto completo:

PDF

Referências


CALADO, A. J. F. Rastreando fontes da utopia freireana: marcas cristãs e

marxianas do legado de Paulo Freire. Disponibilizado em Consciência.net, pelo

link:

do-legado-de-paulo-freire-por-alder-julio-ferreira-calado/>

CASTORIADIS, C.. Entrevista com Cornelius Castoriadis, conduzida por Chris

Marker. Disponível em

____________. Démocratie et être citoyen. Savoir gouverner et être gouverné ou

rester esclave. Disponível em

FREIRE, P.. Educação como Prática da Liberdade. 19ª ed., Rio: Paz e Terra, 1989.

________. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São

Paulo: Editora. UNESP, 2000.

HOUTART, F. El bien común de la humanidad: un paradigma post-capitalista frente a

la ruptura del equilibrio del metabolismo entre la naturaleza y el genero humano.

Tercera Conferencia para el Equilibrio del Mundo. La Habana, 28-30 de Enero

Disponibilizada em

pdf?noCache=1361258372640, acessado em junho de 2016>

MARX, K. Teses sobre Feuebach. Edição eletrônica Editora Ridendo Castigat Mores,

, www.jahr.org Obra disponibilizada em

, acessado em junho de

RODRIGUES, J.H.. Conciliação e Reforma no Brasil: um desafio histórico-cultural.

Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1965.

SALES, Ivandro da Costa. Educação popular: uma perspectiva, um modo de atuar.

(Alimentando um debate). In Educação popular: outros caminhos. (Org.) Afonso

Celso Scocuglia, José Francisco de Melo Neto. João Pessoa: Editora

Universitária/UFPB, 1999, p. 111-122;

VÁSQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1977.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista INTERRITÓRIOS