A “Pedagogia Retomada”: uma contribuição das lutas emancipatórias dos povos indígenas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.250069

Palavras-chave:

Povos indígenas, Retomadas, Projeto pedagógico, Pedagogia retomada

Resumo

Quatro décadas após as primeiras “retomadas” de terras indígenas, pergunta-se aqui se essa experiência teria sentidos outros além do acesso à terra. A hipótese é a de que elas cumpriram papel pedagógico importante na luta contra a sujeição tutelar e integracionista, transbordando seu sentido original para expressar projetos pedagógicos de conquistas autonômicas em planos diversos. O objetivo é verificar pistas que revelem sua dimensão pedagógica no confronto com o poder tutelar do Estado e as amarras do padrão colonial de poder.  Na primeira parte descreve-se o ambiente social e político vivido pelos indígenas à época das primeiras “retomadas” e o grau de invisibilidade e de sujeição tutelar em que se encontravam. Na segunda analisa-se o seu significado como espaços pedagógicos de visibilização das identidades negadas e ruptura com o regime tutelar integracionista. Por fim, defende-se a ideia de uma “pedagogia retomada” como expressão de um mútuo aprendizado emancipatório coletivo.

Biografia do Autor

Rosane Freire Lacerda, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora e mestra em Direito. Professora Adjunta do curso de Medicina do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

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Publicado

2021-04-05

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo