Informação – um produto insubstituível na estratégia de marketing: estudo de caso empresa e-commerce

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-8040.2022.252295

Palabras clave:

Marketing da Informação, Produto Informacional, Informação como Produto, Decisão de Marketing

Resumen

Este artigo objetiva analisar de que forma uma empresa de e-commerce, localizada em Curitiba-PR, coletam dados e como os transforma em informações úteis para construção da estratégia de marketing. O estudo tem cunho qualitativo, por meio de uma revisão bibliográfica de artigos sem corte temporal, estudo de caso único por meio de entrevista semiestruturada, com a finalidade de descrever um evento contemporâneo específico. Como resultado do estudo, foi constatado que a principal fonte de dados internos são os históricos de vendas. Por outro lado, como fontes externas, a empresa monitora informações de sítios de internet de empresas concorrentes. Após transformarem esses dados em informações, a empresa realiza seu planejamento e define sua estratégia de marketing, direcionando os anúncios e suas promoções, reduzindo os custos da operação e maximizando os resultados.

Biografía del autor/a

José Leandro Seguro, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação.

Edelvino Razzolini Filho, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Ciências Sociais Aplicadas.

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Publicado

2022-01-24

Número

Sección

Artigos