O papel do engenheiro civil como gestor de pessoas em obras: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-8040.2019.242926Palabras clave:
Gestão de Pessoas, Canteiros de Obras, Engenheiro CivilResumen
Na construção civil o trabalho operacional é muito utilizado. Portanto, os recursos humanos tomam um relevante papel para que os resultados sejam alcançados. Este estudo enfatiza o papel do engenheiro civil como gestor de pessoas em duas obras com características diferentes. Tem como objetivo geral analisar as principais questões relacionadas à gestão de pessoas em dois canteiros de obras diferentes localizados em dois municípios do Agreste Meridional de PE. Enquanto metodologia foi utilizada uma pesquisa exploratória e um estudo de caso comparativo entre dois canteiros envolvendo uma grande empresa e uma obra particular, tendo como base e apoio a coleta de dados através de entrevistas, aplicação de questionário e levantamento bibliográfico. O resultado dessa análise comparativa relata de um lado, uma escassez de conhecimento na área da gestão de pessoas e do outro, a certeza que é possível realizar uma boa gestão caminhando junto com os níveis técnico, operacional e estratégico da empresa, para que as pessoas trabalhem satisfeitas e se sintam reconhecidas. O estudo descreve o novo perfil do engenheiro gestor dentro de um canteiro de obras.
Citas
Brasil. Parecer CNE/CES 1362, aprovado em 12 de dezembro de 2001. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1362.pdf, consultado em 2 jul. 2019.
Brasil. Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES112002.pdf, consultado em 2 jul. 2019.
Chiavenato, I. (2004). Gestão de Pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, Chiavenato, I. (2010). Gestão de Pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier.
Dutra, J. S. (2002). Gestão de Pessoas: modelos, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas.
Gil, A. C. (2014). Gestão de pessoas. Enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas.
Gil, A. C. (2017). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017
Gomez, J. L. P.(2009). Gestão de Pessoas na Industria da Construção Civil – Base para a Construção Sustentável – Um Estudo de caso. In Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGeT, IX, 30/Out.-1/Nov., Resende (RJ).
Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. Fundamentos De Metodologia Científica. 8 ed. São Paulo: Atlas.
Machado, Danielle Carusi, & Silva, Adriana Fontes. (2014). Um indicador de não satisfação no trabalho e a mobilidade do mercado de trabalho: um estudo para homens e mulheres. Nova Economia, 24(1), 123-140
Mattos, A. D. (2010). Ciclo PDCA. In: Mattos, A. D. Planejamento e controle de obras. São Paulo: Ed. Pini, p. 35- 41.
Oliveira, M. de L., & Nunes, M. (2017). A Necessidade da Qualificação na Mão de Obra na Construção Civil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 3(1), p. 566-579.
Ribeiro, A. de L. (2015). Gestão de Pessoas. São Paulo: Saraiva.
Sasso, M. (2016). Desenvolvimento de líderes no segmento da construção civil. Monografia apresentada ao Programa de Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios, MBA da Universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS. São Leopoldo-RS, 35 f. Disponível em <http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/6527/Marciano%20Sasso_.pdf?sequence=1&isAllowed=y>, consultado em 23 Set. 2019.
Severino, A. J. (2016). Metodologia do trabalho científico. São Paulo, Cortez.
Silva, F. F. da. (2016). Gestão de Pessoas na construção civil: uma abordagem sob a ótica dos processos básicos da gestão de pessoas. Monografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó-SC, 106 f. Disponível em: <https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1280>, consultado em 23 Set. 2019.
Tavares, A. & Longo, O & Sueth, R. (2014). Conflitos na Gestão de Pessoas na construção civil. In: Simpósio de Excelência em Gestão de Tecnologia – SEGET, XI, 23-24 Out., Resende (RJ).
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
- As opiniões e as ideias expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
- Os autores garantem que o artigo não é fruto de plágio. Caso contrário, poderá sofrer as sanções cabíveis à situação.
- Os editores têm permissão para efetuar ajustes textuais e de formatação para adequar o artigo às normas de publicação da revista.
- Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a JPM possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
- Os conteúdos da JPM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Assim, qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
________________________
Copyright Statement
- The authors authorize the publication of the article in the journal.
- The opinions and ideas expressed in articles are the sole responsibility of the authors.
- The authors guarantee that the article is not the result of plagiarism. Failure to do so may result in penalties for the situation.
- Editors are allowed to make textual and formatting adjustments to fit the article into the publication standards of the journal.
- This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides its content in Full Open Access. Thus, authors retain all their rights, allowing JPM to publish their articles and make them available to the entire community.
- JPM's contents are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license.
Thus, any user has the right to:
- Share — copy and redistribute the material in any medium or format
- Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
Under the following terms:
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.