Programa de treinamento de processos: proposta de implantação em empresa têxtil
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-8040.2018.234667Palavras-chave:
Treinamentos, Indicadores, ProcessosResumo
Em tempos de crise econômica, é necessário que as empresas busquem reduzir desperdícios nos processos e otimizem seus recursos para que possam se manter competitivas no mercado. Neste contexto, um programa de treinamentos implantado de forma consistente pode transformar o ambiente de trabalho gerando melhorias em organização, segurança, clima organizacional, qualidade e produtividade. Este artigo apresenta uma metodologia de implantação de programa de treinamentos baseada na criação dos pilares, Objetivo, Escopo, Método, Frequência e Resultados, e em conceitos da filosofia Lean como VSM (Value Stream Mapping) e 5S (Utilização, Organização, Limpeza, Padronização e Disciplina). Esta metodologia não busca somente fornecer o escopo de implantação do programa, mas atua também nas causas mais evidentes dos problemas da organização. Sendo assim, o mapeamento das atividades e a preparação do ambiente para mudanças é fundamental para o sucesso na implantação e para a continuidade do programa de treinamentos. Um dos pontos mais importantes desta metodologia é a classificação da complexidade dos processos, a qual visa salientar os pontos mais críticos na estrutura. Através de um conjunto de questões a serem respondidas pelos gestores ou pelos profissionais da área de Qualidade e Processos, é possível entender melhor os impactos que cada atividade exerce sobre os resultados da organização e planejar de maneira mais eficiente a estrutura de treinamentos aos colaboradores. A aplicação da metodologia em uma empresa têxtil mostrou significativa melhora na entrega dos pedidos aos clientes.
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