Central de Atendimento Compartilhado: medindo o desempenho na perspectiva do cliente, fornecedor e teoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-8040.2022.251734

Palavras-chave:

Cliente, Centro de Serviços Compartilhados, Fornecedor

Resumo

Os centros de serviços compartilhados tornaram-se um dos modelos mais discutidos e foram amplamente difundidos pelas empresas, ajuda a reduzir custos, padronizar processos operacionais e trazer mais eficiência para o ambiente de trabalho. Mesmo assim, ainda existe um dilema em seu desempenho, o ganho na centralização de processos e, principalmente, quando comparado aos serviços de terceirização. Diante disso, a intenção deste artigo é demonstrar as várias percepções desse modelo, comparando as visões do cliente, do fornecedor e da teoria disponível. Uma revisão bibliográfica e um estudo de caso foram aplicados e demonstraram que no centro de serviços compartilhados, a força de trabalho da especialização é um forte aliado. Também centralizou os processos com ganho de escala, eliminou a distância entre as unidades, melhorou os processos de tecnologia da informação e melhorou a comunicação.

Biografia do Autor

Nathan Peixoto Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (UFSC), Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas / Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

André Martins de Oliveira, Université de Bordeaux (UBDX)

Mestrado em Administração de Empresa – Université de Bordeaux, França, Instituto de Administração de Empresas / Université de Bordeaux (UBDX).

Rafaela Francisca Moreira Barbosa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Especialista em Gerenciamento de Projetos – Fundação Getúlio Vargas (FGV - PA), Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas / Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (UFSC), Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas.

 

Carlos Manuel Taboada Rodriguez, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorado em Engenharia Económica – Technische Universität Dresden, Alemanha. Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

 

Referências

Abramovsky, L., Griffith, R. & Sako, M. (2004). Offshoring of Business services and its impact on the UK Economy. Institute for Fiscal Studies.

Bangemann, T. O. (2005). Shared Services in Finance and Accounting. England: Gower Publishing Limited.

Beard, M. & Rupp, T. (2004). Moving Towards Global Shared Service Centers. JPMorgan, New.

Cooke, F. L. (2006). Modelling an HR shared services center: Experience of an MNC in the United Kingdom. Human Resource Management, 45(2), p. 211-227.

Delloite Shared Service Conference. Recuperado de http://www.deloitte.co.uk/sharedservicesconference/2016-highlights/. Accessed: 20-aug-2018.

Delloite shared services survey 2017. Available at https://www2.deloitte.com/us/en/pages/operations/articles/shared-services-survey.html. Accessed: 20-Jul-2018.

Jia, S. (2020). Problems and solutions of financial management transformation under the establishment of financial shared service center. Open Journal of social sciences, 03, p.7,vol. 03, n.3.

Hope, J. & Player, S. (2012). Beyond Performance Management. Harvard Business Review Press.

La Salle, J. L. (2021). Invest in Poland, Onshore, Nearshore, offshore: Unsure? Recuperado de https://www.jll.pl/en/trends-and-insights/research/onshore-nearshore-offshore-unsure-poland-2021.

Magalhães, C. (2009). Passo a passo para planejamento, estruturação, estratégias e processos de um Centro de Serviços Compartilhados. São Paulo: Conexões Educação Empresarial.

Miller, C. (1999). A look at European shared service centers. Internal Auditor, October, 56, 5, p. 44 – 48.

Patino, M., Almeida, G. & Paseto, L. (2014). Centro de Serviços Compartilhados das Empresas Multinacionais: Localização e Desafios Culturais. RMS – Revista Acadêmica das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) - Revista Metropolitana de Sustentabilidade, vol. 4, n. 3.

Peng, M. (2006). Global Strategy. Thomson South-Western.

Pereira, N. A. F. (2004). Impactos da implantação do centro de serviços compartilhados sobre sistemas de controles: estudos de caso. (Master Dissertation). Pontifical Catholic University of Paraná, Curitiba, Brazil.

Petkovic, M. & Lazarevic, S. (2012). Managing Interorganizational Relations: Design of Shared Services Centre. Management Journal, 64, p. 55 – 67.

Pisarczyk, A. (2010). Hewlett-Packard’s global business center in Poland as an example of a successful shared services center. (Master Thesis). Norges Handelshoyskole, Bergen.

Pniewski, K. & Kalawa, W. (2009). Centra Usług Wspólnych, solidne wsparcie dla biznesu, Deloitte, p. 1- 9.

Porter, M. E. (1996). What is strategy? Harvard Business Review.

Porter, M. E. (1999). Competição: estratégias competitivas essenciais. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Campus Ltda.

PWC Survey 2017. Available: https://www.pwc.com.br/pt/estudos/setores-atividades/tmt/.../pesq_csc_22-02-17.pdf. Accessed 12-jul-2021.

Ramos, L. J. T. (2005). Serviços compartilhados como forma de estruturação organizacional (Master Dissertation). Federal University of Bahia, Salvador, Brazil.

Rezende, D. A. & Abreu, A. F. (2003). Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. 3. ed. São Paulo: Atlas.

Richter, P. C. & Bruhl, R. (2016). Shared service center research: A review of the past, present, and future. European Management Journal. Vol 35, p. 26-38.

Rudzioniene, K. & Sakalauskiene, R. (2014). Shared Service Center Factors and Return on Investment. Social Science.

Schulman, D., Harmer, M. & Lusk, J. (2001). Shared Services: agregando valor às unidades de negócios. São Paulo: MAKRON Books.

Teixeira, F.L.C. & Campos, E. (2002). A adoção da tecnologia da informação nas organizações: uma proposta de análise do “modelo de estruturação da tecnologia” através da implementação de sistemas de groupware no site da ANPAD. Encontro Nacional da Associação de Pós Graduação e Pesquisa em Administração. Nº 26.

Ulrich, D., & Grochowski, J. (2012). From shared services to professional services. Strategic HR Review, 11(3), p. 136-142.

VERGARA, S. C. (2010). Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 12. ed. São Paulo: Atlas.

Publicado

24-01-2022

Edição

Seção

Artigos