Gestão Ordinária na Feira de Caruaru: uma análise a partir dos conceitos de diferença e interseccionalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-8040.2022.252821

Palavras-chave:

Feira de Caruaru, Gestão Ordinária, Marcadores Sociais da Diferença, Interseccionalidade

Resumo

O objetivo geral do trabalho foi descrever a gestão ordinária da feira de Caruaru-PE, à luz dos conceitos de diferenças e interseccionalidades. Os objetivos específicos foram: identificar como acontece a gestão ordinária na feira de Caruaru-PE (Feira da Sulanca e do Paraguai); identificar as diferenças que constituem a gestão ordinária na Feira de Caruaru-PE e identificar as interseccionalidades desigualdade e agência interseccional que constituem a gestão ordinária na Feira de Caruaru-PE. A metodologia teve natureza qualitativa, e foram realizadas 50 entrevistas semiestruturadas aplicadas com proprietários(as) de empreendimentos na feira de Caruaru-PE. Por meio da análise dos resultados, foi possível identificar a invisibilidade de pessoas deficientes, transgênero e homossexuais na feira, a existência de violência de gênero, o pouco acesso das pessoas negras ao ensino superior, a pouca quantidade de pessoas negras atuantes na feira e possíveis dificuldades vivenciadas por pessoas idosas para se locomoverem neste espaço. Ao realizarmos análise interseccional sobre a gestão ordinária, percebemos ênfase na diferença geracional no que se refere às formas de controle financeiro utilizadas; ênfase no marcador formação escolar no que se refere às formas de organização de estoque realizadas; ênfase no marcador de classe e de raça para compreensão do contexto que leva os(as) feirantes a envolverem a família no trabalho, de modo informal.

Biografia do Autor

Nivea Kataline da Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA)

Núcleo de Gestão (NG), Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

Elisabeth Cavalcante dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Núcleo de Gestão (NG), Centro Acadêmico do Agreste (CAA), Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC).

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Publicado

29-03-2022

Edição

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Artigos