Impacto das ineficiências da logística de frete na produção econômica da Nigéria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-8040.2025.267050

Palavras-chave:

logística de frete, produção econômica, Nigéria, ineficiência logística, modelo ARDL

Resumo

Esta pesquisa investiga o impacto das ineficiências na logística de frete sobre a produção econômica da Nigéria, combinando modelagem teórica com análise econométrica. Metodologicamente, o estudo utiliza um modelo de defasagem distribuída autorregressiva (ARDL) para quantificar os impactos de curto e longo prazo da ineficiência logística sobre o produto da Nigéria, aplicando métodos de cointegração para identificar relações de equilíbrio. Os resultados indicam uma forte associação negativa de longo prazo entre a produção econômica real da Nigéria e as ineficiências na logística de frete: longos tempos de permanência nos portos, congestionamento no transporte e altos custos de frete reduziram substancialmente o PIB da Nigéria nas últimas décadas. A elasticidade estimada pelo modelo ARDL é de aproximadamente -0,33, esclarecendo que se trata de um resultado econométrico, e o termo de correção de erro mostra rápida convergência para o equilíbrio de longo prazo após a redução das ineficiências. As evidências demonstram que a melhoria no desempenho logístico geraria aumentos significativos na produção, consistentes com as previsões teóricas e com evidências globais. Os ajustes de curto prazo são parciais, mas o termo de correção de erro significativo indica uma rápida adaptação ao equilíbrio assim que as ineficiências diminuem. O artigo apresenta tabelas econométricas com estimativas ARDL e diagnósticos robustos de significância para as variáveis principais. Os resultados destacam que a redução dos gargalos e a melhoria da infraestrutura logística impulsionariam o comércio, aumentariam a produtividade e promoveriam o crescimento econômico. O estudo conclui com recomendações de políticas públicas, como modernização da infraestrutura de transporte, reformas portuárias, adoção de tecnologia e aprimoramentos regulatórios, como meios de enfrentar as ineficiências na logística de frete, essenciais para que a Nigéria alcance um crescimento mais elevado e aproveite plenamente o seu potencial comercial.

Biografia do Autor

Adeolu Emmanuel Gbadgesin, Ladoke Akintola University of Technology Ogbomoso

Logistica

Referências

Amankwah-Amoah, J., Bai, Y., Liu, L., Wang, S., & Zhang, H. (2025). Bridging the gap: how transport infrastructure reduces bilateral trade costs to fuel GDP growth. Journal of Chinese Economic and Business Studies, 23(2), 295-320.

Elokda, E., Cenedese, C., Zhang, K., Censi, A., Bolognani, S., & Frazzoli, E. (2023, December). A dynamic population game model of non-monetary bottleneck congestion management under elastic demand using karma. In 2023 62nd IEEE Conference on Decision and Control (CDC) (pp. 120-125). IEEE.

Atri (2023). Bottlenecks cost trucking industry more than $74 billion. Retrieved from: https://truckingresearch.org/2018/10/trucking-industry-congestion-costs-now-top-74-billion-annually/

Babas L. (2018). World Bank’s logistics index highlights Morocco’s weak performance in 2018. Retrieved from: https://en.yabiladi.com/articles/details/67490/world-bank-s-logistics-index-highlights.html

Bakhshayesh, B. G., & Kebriaei, H. (2023). Generalized wardrop equilibrium for charging station selection and route choice of electric vehicles in joint power distribution and transportation networks. IEEE Transactions on Control of Network Systems, 10(3), 1245-1254.

Böhmecke-Schwafert, M. (2024). The role of blockchain for trade in global value chains: A systematic literature review and guidance for future research. Telecommunications Policy, 102835.

Calderón, C., & Servén, L. (2004). The effects of infrastructure development on growth and income distribution (World Bank Policy Research Working Paper No. 3400). World Bank.

Capoani, L. (2024). The gravity equation in international trade: an overview of the introduction of gravity to the study of economics and its systematic barriers. The European Journal of the History of Economic Thought, 31(3), 487-520.

Chakamera, C., & Pisa, N. M. (2021). Associations between logistics and economic growth in Africa. South African Journal of Economics, 89(3), 417–438.

Coto-Millán, P., Agüeros, M., Casares-Hontañón, P., & Pesquera, M. Á. (2013). Impact of logistics performance on world economic growth (2007–2012). World Review of Intermodal Transportation Research, 4(4), 300–310.

Dare, T. O., Aubyn, L. N. A., & Boumgard, T. (2019). Analyzing, evaluating and improving the logistics performance index (LPI) of a country's economy: Case study: Nigeria, Ghana and Morocco. The Maritime Commons: Digital Repository of the World Maritime University Dissertations. 11-3-2019. Retrieved from: https://commons.wmu.se/cgi/viewcontent.cgi?article=2180&context=all_dissertations#:~:text=,the%20performance%20of%20Customs

Djankov, S., Freund, C., & Pham, C. (2010). Trading on time. Review of Economics and Statistics. 92(1), 166–173.

Ekanayake, P. N. S., Madsen, J. B., & Bharati, T. (2023). Trade and economic growth: Does the sophistication of traded goods matter?. Journal of Economic Growth, 28(4), 481-524.

Freund, C., & Rocha, N. (2011). What constrains Africa’s exports? World Bank Economic Review, 25(3), 361–386.

Gidado, U. M. (2015). Consequences of port congestion on logistics and supply chain in African ports. Developing Country Studies, 5(6), 160–167.

Goldberg, P. K., & Reed, T. (2023). Is the global economy deglobalizing? If so, why? And what is next?. Brookings Papers on Economic Activity, 2023(1), 347-423.

Gross, D., & Harris, C. M. (1998). Fundamentals of queueing theory (3rd ed.). Wiley.

Havenga, J. H., Simpson, Z. P., & De Bod, A. (2013). Macro-logistics trends: Indications for a more sustainable economy. Journal of Transport and Supply Chain Management, 7(1), 108.

He, X., Liu, H., & Zhao, X. (2020). Estimating the social cost of congestion using the bottleneck model: Evidence from US cities. Transportation Research Record, 2674(7), 221–233.

Hummels, D. (2007). Transportation costs and international trade in the second era of globalization. Journal of Economic Perspectives, 21(3), 131–154.

Khadim, Z., Batool, I., Akbar, A., Poulova, P., & Akbar, M. (2021). Mapping the moderating role of logistics infrastructure on economic growth in developing countries. Economies, 9(4), 181.

Kustanto, A. (2022). Does trade openness cause deforestation? A case study from Indonesia. Jurnal Ekonomi Pembangunan, 19(2), 165-182.

Lagos Chamber of Commerce (2018). Lagos Chamber of Commerce and Industry holds special press conference on Nigerian maritime ports. Retrieved from: https://www.tralac.org/news/article/13538-lagos-chamber-of-commerce-and-industry-holds-special-press-conference-on-nigerian-maritime-ports.html

Macioszek, E., Jurdana, I., & Sierpiński, G. (Eds.). (2024). Road Traffic Analysis, Theoretical Approaches and Practical Solutions. Springer.

Notteboom, T., & Rodrigue, J. P. (2010). Comparative North American and European gateway logistics: The regionalism of freight distribution. Journal of Transport Geography, 18(4), 497–507.

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Artigos