Impacto das ineficiências da logística de frete na produção econômica da Nigéria
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-8040.2025.267050Palavras-chave:
logística de frete, produção econômica, Nigéria, ineficiência logística, modelo ARDLResumo
Esta pesquisa investiga o impacto das ineficiências na logística de frete sobre a produção econômica da Nigéria, combinando modelagem teórica com análise econométrica. Metodologicamente, o estudo utiliza um modelo de defasagem distribuída autorregressiva (ARDL) para quantificar os impactos de curto e longo prazo da ineficiência logística sobre o produto da Nigéria, aplicando métodos de cointegração para identificar relações de equilíbrio. Os resultados indicam uma forte associação negativa de longo prazo entre a produção econômica real da Nigéria e as ineficiências na logística de frete: longos tempos de permanência nos portos, congestionamento no transporte e altos custos de frete reduziram substancialmente o PIB da Nigéria nas últimas décadas. A elasticidade estimada pelo modelo ARDL é de aproximadamente -0,33, esclarecendo que se trata de um resultado econométrico, e o termo de correção de erro mostra rápida convergência para o equilíbrio de longo prazo após a redução das ineficiências. As evidências demonstram que a melhoria no desempenho logístico geraria aumentos significativos na produção, consistentes com as previsões teóricas e com evidências globais. Os ajustes de curto prazo são parciais, mas o termo de correção de erro significativo indica uma rápida adaptação ao equilíbrio assim que as ineficiências diminuem. O artigo apresenta tabelas econométricas com estimativas ARDL e diagnósticos robustos de significância para as variáveis principais. Os resultados destacam que a redução dos gargalos e a melhoria da infraestrutura logística impulsionariam o comércio, aumentariam a produtividade e promoveriam o crescimento econômico. O estudo conclui com recomendações de políticas públicas, como modernização da infraestrutura de transporte, reformas portuárias, adoção de tecnologia e aprimoramentos regulatórios, como meios de enfrentar as ineficiências na logística de frete, essenciais para que a Nigéria alcance um crescimento mais elevado e aproveite plenamente o seu potencial comercial.
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