Agronegócio, trabalho e políticas de reestruturação no sul do estado do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2020.247963Keywords:
trabalho, agronegócio e reprodução do espaçoAbstract
As considerações levantadas no presente artigo têm como objetivo promover o diálogo no processo de reprodução do espaço geográfico, tendo como base as dinâmicas territoriais envoltas no desenvolvimento da produção de bananas no sul do estado do Ceará, precisamente no Polo de Agricultura Irrigada do Cariri. Para tanto, desfiar sobre o papel do Estado e de como ele vem gerenciando os interesses das grandes corporações ocasionado desmonte nas cadeias produtivas menos rentáveis, é de suma importância. Tendo como eixo o conceito de produção do espaço analisar a categoria trabalho a partir da evolução desse signo no decorrer dos séculos constituiu-se em um recurso fundamental para compreensão das novas relações de trabalho mantidas por novos atores sociais.
Downloads
References
CASTILLO, Ricardo; FREDERICO, Samuel. Espaço geográfico, produção e movimento: uma reflexão sobre o conceito de circuito espacial produtivo. Sociedade & Natureza, v. 22, n. 3, 2010.
CASTRO, Cicero Luciano Ferreira de. A (re)produção do espaço pautada nas dinâmicas socioeconômicas do circuito espacial produtivo da banana em Missão Velha - Ceará. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. doi:10.11606/D.8.2019.tde-22032019-133541. Acesso em: 2020-05-14.
ELIAS, Denise. A Modernização da Produção Agropecuária IN
ELIAS, Denise. (Org.). O novo espaço da produção globalizada: o Baixo Jaguaribe-CE. FUNECE, 2002.
ELIAS, Denise. Globalização e agricultura: a região de Ribeirão Preto, SP. Edusp, 2003.
ELIAS, Denise; PEQUENO, Renato. Reestruturação Econômica e Nova Economia Política da Urbanização no Ceará. Mercator-Revista de Geografia da UFC, v. 12, n. 28, p. 95-112, 2013.
FOUCAULT, Michel. Os limites da representação IN FOUCAULT, Michel As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Martins Fontes, São Paulo 2007.
GONÇALVES, Claudio U. & OLIVEIRA, Cristine F. de. Rio São Francisco: As águas correm para o mercado. Revista Boletim Goiano de Geografia (Goiânia. Online). V. 29, n.2, 113-125, 2009.
CEARÁ. Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará. ADECE; Estratégias para o Agronegócio Cearense. Fortaleza. 2011. 60p. Disponível em http://www.adece.ce.gov.br/index.php/agronegocio/estrategias-do-agronegociocearense. Acesso em 17 de julho de 2020.
CEARÁ. Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará. ADECE; Estratégias para o Agronegócio Cearense. Fortaleza. 2012. 60p. Disponível em http://www.adece.ce.gov.br/index.php/downloads/category/10-agronegocios. Acesso em 17 de julho de 2020.
HARVEY, David. A Teoria Marxista do Estado In A produção Capitalista do Espaço. São Paulo, 2ª edição Annablume, p. 73-92. 2005.
HEIDEMANN, Heinz Dieter. Os migrantes e a crise da sociedade do trabalho: humilhação secundária, resistência e emancipação. Serviço Pastoral dos Migrantes. Migrações: discriminações e alternativas. São Paulo: Paulinas/SPM, 2004.
HUNT, E. K. História do Pensamento Econômico. Rio de Janeiro 7ª edição Campus, 1989.
KURZ, Robert. Poder mundial e dinheiro mundial. Crônicas do capitalismo em declínio. Rio de Janeiro: Consequência, 2015.
THOMAZ JUNIOR, Antônio. O agrohidronegócio no centro das disputas territoriais e de classe no Brasil do século XXI. Campo-território: revista de geografia agrária, v. 5, n. 10, 2010.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O capital: crítica de economia política: livro I. O processo de produção do capital – 2ª edição –Boitempo, São Paulo, 2017.
NOBRE, Francisco Wlirian: Os Efeitos do Cinturão das Águas do Ceará - CAC no Distrito de Baixio das Palmeiras, Crato -CE. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável. Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte – Ceará, 2016. 203f
ROSSINI, Rosa Ester. A modernidade tecnológica incompleta na agricultura canavieira na macro-área de Ribeirão Preto (SP) pune tanto o meio ambiente como a força de trabalho de homens e mulheres. In ROSSINI, Rosa Ester (Org.). Dinâmicas contemporâneas do espaço agrário brasileiro: modernidade técnico-científico e diferentes usos do território. Annablume. São Paulo 2016. p. 13-40.
SANTOS, Milton. A Metamorfose do Espaço Habitado. Edusp, 2012
SANTOS, Milton. A Metamorfose do Espaço Habitado. Edusp, 2012b.
SANTOS, Milton. Por Uma Geografia Nova. 6ª edição. Edusp. São Paulo 2012c.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. 4ª edição. Edusp. São Paulo 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Mutirõ. Folhetim de Geografias Agrárias do Sul

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.