Coronavírus e seus defrontes no agroextrativismo de coco babaçu de Arajara, Barbalha, Ceará

Autores

  • Cassio Expedito Galdino Pereira Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2021.252425

Palavras-chave:

Agroextrativistas , Capitalismo , Pandemia

Resumo

O presente trabalho tem como propósito debater sobre os dilemas enfrentados no período da pandemia pelas pessoas ligadas ao agroextrativismo de coco babaçu no distrito de Arajara, Barbalha, Ceará.  A(o)s agroextrativistas nos últimos anos vêm sendo defrontados com uma crise instauradas pela nova lógica do sistema de produção capitalista, que provocam novas lógicas para o território da comunidade. Por meio de experiências, vivências e conversas informais na comunidade. Notamos que com a chegada do coronavírus (Covid-19) os saberes e fazeres estão mais ameaçados, pois as pessoas estão paralisando ou abandonando a atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassio Expedito Galdino Pereira, Universidade Regional do Cariri - URCA

Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço Agrário e Campesinato da UFPE (LEPEC/UFPE).

Referências

BRITO, A. C. R. Transformações territoriais no Cariri cearense: o Cinturão das Águas do Ceará (CAC) e o contexto de conflitos no Baixio das Palmeiras, Crato/CE. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

ESCOBAR, A. O lugar da natureza e a natureza do lugar: globalização ou pós-desenvolvimento? In: LANDER, E. (Org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. ColecciónSurSur (CLACSO): Ciudad Autónoma de Buenos Aires, 2005. p.63-79.

GOMES, C. S. N.; et. al. Comunicação na Cartografia. Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Faculdade Don Domênico, v. 5, s./p., 2012.

GONÇALVES, C. U. Ética e diferenciação interna do trabalho na ordem territorial e ambiental do Cariri cearense: solidariedade e conflito. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005.

HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.

PEREIRA, C. E. G. Narrativas cartográficas sobre o agroextrativismo do babaçu em Arajara, Barbalha (CE). 2019. Dissertação (Dissertação em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A Globalização da Natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2006.

PORTO-GONÇALVES, C. W. De caos sistêmico e de crise civilizatória: Tensões territoriais em curso. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 22, n. 2, p. 103-132, 5 set. 2020.

VALVERDE, O. Geografia Econômica e Social do Babaçu no Meio Norte. Revista Brasileira de Geografia, vol. 19, n. 4, p.381-420, 1957.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Pereira, C. E. G. (2021). Coronavírus e seus defrontes no agroextrativismo de coco babaçu de Arajara, Barbalha, Ceará. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 2(3), 145–159. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2021.252425

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)