Coronavírus e seus defrontes no agroextrativismo de coco babaçu de Arajara, Barbalha, Ceará
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2021.252425Palavras-chave:
Agroextrativistas , Capitalismo , PandemiaResumo
O presente trabalho tem como propósito debater sobre os dilemas enfrentados no período da pandemia pelas pessoas ligadas ao agroextrativismo de coco babaçu no distrito de Arajara, Barbalha, Ceará. A(o)s agroextrativistas nos últimos anos vêm sendo defrontados com uma crise instauradas pela nova lógica do sistema de produção capitalista, que provocam novas lógicas para o território da comunidade. Por meio de experiências, vivências e conversas informais na comunidade. Notamos que com a chegada do coronavírus (Covid-19) os saberes e fazeres estão mais ameaçados, pois as pessoas estão paralisando ou abandonando a atividade.
Downloads
Referências
BRITO, A. C. R. Transformações territoriais no Cariri cearense: o Cinturão das Águas do Ceará (CAC) e o contexto de conflitos no Baixio das Palmeiras, Crato/CE. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
ESCOBAR, A. O lugar da natureza e a natureza do lugar: globalização ou pós-desenvolvimento? In: LANDER, E. (Org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. ColecciónSurSur (CLACSO): Ciudad Autónoma de Buenos Aires, 2005. p.63-79.
GOMES, C. S. N.; et. al. Comunicação na Cartografia. Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Faculdade Don Domênico, v. 5, s./p., 2012.
GONÇALVES, C. U. Ética e diferenciação interna do trabalho na ordem territorial e ambiental do Cariri cearense: solidariedade e conflito. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005.
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.
PEREIRA, C. E. G. Narrativas cartográficas sobre o agroextrativismo do babaçu em Arajara, Barbalha (CE). 2019. Dissertação (Dissertação em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A Globalização da Natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2006.
PORTO-GONÇALVES, C. W. De caos sistêmico e de crise civilizatória: Tensões territoriais em curso. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 22, n. 2, p. 103-132, 5 set. 2020.
VALVERDE, O. Geografia Econômica e Social do Babaçu no Meio Norte. Revista Brasileira de Geografia, vol. 19, n. 4, p.381-420, 1957.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cassio Expedito Galdino Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.