O Estado da Arte sobre a Educação Escolar Indígena no estado de Alagoas: premissas para uma pesquisa sobre políticas públicas educacionais

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2024.260837

Parole chiave:

educação, povos indígenas, políticas públicas

Abstract

A proposta de trabalho aqui apresentada, refere-se a um dos desdobramentos analíticos do projeto de pesquisa intitulado “Comunidades Tradicionais, Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial: Povos Indígenas e Quilombolas em Alagoas”, que, desde 2022, recebe o apoio institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. O mapeamento das produções bibliográficas acerca da Educação Indígena e a Educação Escolar Indígena em Alagoas reúne materiais com temáticas provenientes de buscas em sítios eletrônicos diversos através da internet, que culminou na identificação do déficit de publicações, reforçando a necessidade do desenvolvimento de trabalhos com a temática indígena. A partir desse panorama, o presente trabalho tem por objeto apresentar um quadro geral das produções científicas pertinentes à temática indígena em sua diversidade analítica, tendo como enfoque principal os processos que caracterizam a atual conjuntura da Educação Escolar Indígena brasileira, sem perder de vista seus contextos espaciais e temporais, mormente os que constituem a história dos povos indígenas no estado de Alagoas. Como resultado ressaltamos a importância de espaços escolares bem estruturados nas aldeias, visto que estes atuam como ambientes profícuos de aprendizagem e socialização cultural. Deste modo concluímos que a produção científica nesta temática visibiliza lutas e, a depender das suas orientações, pode fundamentar processos de reivindicações juntos ao Estado no cumprimento das leis brasileiras que regem a educação indígena em suas inúmeras possibilidades.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Avelar Araujo Santos Junior, Universidade Federal de Alagoas- UFAL

Professor DE, Geografia, UFAL. Pós-doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2019), Pós-doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2016), Doutor em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2016), Mestre em “Estudios Ameríndios” pela Universidad Complutense de Madrid (2007), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2005) e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2002).

Karine Gabrielle de Lima Rodrigues , Universidade Federal de Alagoas- UFAL

Técnica em Agropecuária formada no IFAL- Campus Satuba (2007-2009). Atualmente é graduanda de Geografia Licenciatura na Universidade Federal de Alagoas- UFAL e atua como colaboradora do Grupo de Pesquisa Espacialidades e Cultura - GEECULT. Cursa também atualmente a Especialização de História de Alagoas no IFAL-Campus Maceió. Bacharel em Geografia, graduada pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Especialista no Ensino de Geografia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Marcio Henrique Tavares dos Santos, Universidade Federal de Alagoas- UFAL

Graduando em Geografia (Licenciatura) pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente - IGDEMA na Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Integrante do Grupo de Pesquisas Espacialidades e Cultura (GEECULT). Experiência na área de Geografias Negras e Indígenas.

Riferimenti bibliografici

LEVY, Maria Stella Ferreira. O direito das minorias e as nações indígenas no Brasil. In: Caderno CRH: Revista do Centro de Recursos Humanos da UFBA. Salvador: UFBA, v. 22, n° 57, set/dez 2009, p. 493-505.

MELAZZO, Everaldo Santos. Problematizando o conceito de políticas públicas: desafios à análise e à prática do planejamento e da gestão. In: Revista Tópos. Presidente Prudente: UNESP/FCT, v. 4, n°2, 2010, p. 9-32.

OLIVEIRA, João Pacheco de. Sem a tutela, uma nova moldura de nação. In: OLIVEN, Ruben G.; BRANDÃO, Gildo M.; RIDENTI, M. (orgs). A Constituição de 1988 na vida brasileira. São Paulo: ANPOCS, 2008, p. 251-275.

SOUZA LIMA, Antonio Carlos de Souza; BARROSO-HOFFMANN, Maria. Questões para uma política indigenista: etnodesenvolvimento e políticas públicas. Uma apresentação. In: SOUZA LIMA, Antonio Carlos de Souza; BARROSO-HOFFMANN, M. (Orgs.). Etnodesenvolvimento e políticas públicas: bases para uma nova política indigenista. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/LACED, 2002, p. 7-28.

Pubblicato

2024-05-06

Come citare

Junior, A. A. S., Rodrigues , K. G. de L., & Santos, M. H. T. dos. (2024). O Estado da Arte sobre a Educação Escolar Indígena no estado de Alagoas: premissas para uma pesquisa sobre políticas públicas educacionais. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 5(1), 52–72. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2024.260837

Articoli simili

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.