Novas dinâmicas socioterritoriais no espaço rural de União dos Palmares: uma análise das relações campo-cidade e rural-urbano estabelecidas pelo apiário Zumbi Dos Palmares
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2025.265933Schlagworte:
Alagoas, urbanidades, ruralidades, espaço, territorialidadesAbstract
Nas últimas décadas, a discussão sobre a conexão entre campo e cidade, bem como entre o meio rural e urbano, tornou-se um tema de grande importância nas ciências humanas e sociais. Essas duas dimensões espaciais passaram por transformações significativas, originando novas dinâmicas socioterritoriais que demandam uma revisão dos conceitos de rural e urbano. No contexto atual, marcado pela era técnico-científico-informacional, as interações entre campo e cidade se direcionam tanto para o debate sobre a crescente urbanização da sociedade, impulsionada pelo avanço tecnológico e científico no meio rural, estreitando os vínculos entre agricultura e indústria, quanto para o processo de valorização renovada do campo. Este estudo tem como propósito examinar as relações entre campo e cidade, bem como entre o rural e o urbano, estabelecidas pelo Apiário Zumbi dos Palmares, com o intuito de identificar as novas dinâmicas socioespaciais que emergem no espaço rural do município de União dos Palmares. A pesquisa adota uma abordagem qualiquantitativa, fundamentada em levantamento bibliográfico, observação de campo, aplicação de questionários com trabalhadores e moradores da área estudada, além de entrevistas semiestruturadas para compor o banco de dados do estudo. Os achados da pesquisa indicam que o Apiário Zumbi dos Palmares constrói, ao longo do tempo, um conjunto de interações no contexto campo-cidade e rural-urbano, promovendo uma nova configuração territorial por meio de uma dinâmica dialética no espaço rural palmarino. Dessa forma, este estudo se mostra altamente relevante para o campo da geografia, contribuindo para a compreensão das relações entre o meio rural e urbano.
Downloads
Literaturhinweise
HESPANHOL, Rosangela, A. de M. Campo e cidade, rural e urbano no Brasil contemporâneo. Mercator, Fortaleza, v. 12, número especial (2), p. 103-112, set. 2013.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/uniao-dos-palmares/pesquisa/14/10193. Acesso em: 11 jun. 2024.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/uniao-dos-palmares/pesquisa/18/16459. Acesso em: 20 jan. 2023.
SEBRAE. Própolis vermelha. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/origens/propolis-vermelha,51d056a849ff7710VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 18 maio 2024.
SANTOS, Clélio C. dos. Transformações das relações rural-urbano desencadeadas por grandes empreendimentos hidrelétricos: reflexões a partir de Petrolândia – PE. 2019. 271 p. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
SANTOS, Clélio C. dos; SANTOS, Mauricio L. dos; SILVA, Marciana C. da. Dinâmica socioterritorial das relações cidade-campo e urbano-rural em União dos Palmares - Alagoas. In: Encontro Nacional de Geógrafos, 2022, São Paulo. Anais. São Paulo: USP, 2022. p. 1-14.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2025 Mauricio Luiz dos Santos, Clélio Cristiano dos Santos

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.