Considerações inerentes a sociobiodiversidade: complexidadesocioambiental e conflitos agrários na amazônia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2020.245389Keywords:
conflitos agrários, Amazônia, meio ambiente, sociobiodiversidadeAbstract
A presente pesquisa trata sobre a complexidade socioambiental à luz do Direito Ambiental, voltado para o contexto dos direitos do povo do campo frente aos conflitos agrários na região Amazônica. A investigação sustenta-se na seguinte problemática: De que forma o Direito Ambiental pode ser um balizador na relação entre o homem e o meio ambiente na região Amazônica, com a ênfase nos conflitos agrários que ocorrem de maneira recorrente naquela região? Objetiva-se entender a relação da sociedade da região amazônica com o meio ambiente, considerando o cenário multicultural e sociobiodiverso da Amazônia, bem como os conflitos agrários que acontecem nesta região. A fim de responder a referida problemática, a metodologia empregada obedece ao trinômio: Teoria de Base/Abordagem, Procedimento e Técnica, realizada através da pesquisa bibliográfica e documental, com consulta em obras impressas e em meios eletrônicos.
Downloads
References
DIAS, R. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2010.
LOVATTO, P. B., ALTEMBURG, S. N., CASALINHO, H., LOBO, E. A.Ecologiaprofunda: o despertar para uma educação ambiental complexa. IN: REDES, SantaCruz do Sul/RS, v. 16, n. 3, p. 122 – 137, set/dez 2011
OLIVEIRA, F.; GUIMARÃES, F. R. Direito, Meio Ambiente e Cidadania. São Paulo: WVC, 2004.
PELIZZOLI, M. L. Correntes da ética ambiental. Petrópolis: Vozes. 2002.
TERBORGH, J; VAN SHAIK, C. Porque o mundo necessita de parques. IN: TERBORGH, J.; VAN SHAIK, C.; DAVENPORT, L.; RAO, M. Tornando os parques eficientes:estratégias para a conservação da natureza nos trópicos. Curitiba: Editora da UFPR, Curitiba, 2002, p. 25- 36.
TORRES, F. S.; FLOHR, L. C.Sociedade e meio ambiente. Indaial:UNIASSELVI,2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista Mutirõ: Folhetim de Geografias Agrárias do Sul

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.