Entre eólicas, minerais, solos e águas: Vivências nas comunidades de Fundo de Pasto no Centro-Norte Baiano
DOI :
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2024.260520Mots-clés :
fundo de pasto, energia eólica , transformações territoriaisRésumé
As transformações no meio rural brasileiro, impulsionadas por grandes empreendimentos econômicos, têm gerado profundas mudanças nos territórios e modos de vida tradicionais. No Centro-Norte Baiano, especialmente no município de Senhor do Bonfim e seus arredores, destacam-se os impactos provocados pelos empreendimentos de energia eólica e extração mineral sobre as comunidades de fundo e fecho de pasto. Este artigo busca analisar como essas iniciativas afetam os modos de vida e a organização social dessas comunidades. Com base em uma atividade de campo da disciplina de Geografia Agrária, o trabalho sintetiza as observações realizadas, articulando teoria e prática para refletir sobre as mudanças enfrentadas pelo campesinato diante das pressões do desenvolvimento.
Téléchargements
Références
CUNHA, Euclides da. Os sertões. Rio de Janeiro: Editor, 1902.
EHLE, Paulo. Banco de Dados GeografAR. Entrevista. Salvador, 2004.
ENGELS, Friedrich. As guerras camponesas na Alemanha. São Paulo: Editorial Grijalbo, 1977.
ESTADO DA BAHIA. Lei nº 12.910, de 11 de outubro de 2013. Dispõe sobre a regularização fundiária de terras públicas estaduais, rurais e devolutas, ocupadas tradicionalmente por Comunidades Remanescentes de Quilombos e por Fundos de Pastos ou Fechos de Pastos e dá outras providências. Bahia, 2013. Disponível em: http://www.sepromi.ba.gov.br/arquivos/File/LeiDispoe.pdf. Acesso em: 25 nov. 2024.
HARVEY, David. O novo imperialismo. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010. 201 p. ISBN 9788515029716.
MARQUES, Leônidas de Santana. As comunidades de fundo de pasto e o processo de formação de terras de uso comum no semiárido brasileiro. Sociedade & Natureza, Uberlândia, 2016.
TORRES, P. R. Terra e territorialidade das áreas de fundos de pastos no semiárido baiano – 1980-2010. 134 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social) – Universidade Católica do Salvador, Salvador, 2011.
TRALDI, Mariana. Acumulação por despossessão: a privatização dos ventos para a produção de energia eólica no semiárido brasileiro. 1. ed. Curitiba: Appris, 2022.
WEBER, M.; ENGELS, F.; LENIN, V. I.; KAUTSKY, K.; CHAYANOV, A. V.; STALIN, J. A questão agrária. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Jhonata Marcelino da Silva, José Mário de Lima Barbosa Júnior, Maria da Conceição da Silva 2024

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.