O JORNAL ESCOLAR E A FORMAÇÃO CRÍTICA DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO: DESVELANDO POSSIBILIDADES ATRAVÉS DE GÊNEROS TEXTUAIS

Aline Andrade, Aline Almeida, Annielly Brito, Daniel Dantas, Ellany Dias Alves, José Nascimento, Patrícia Sousa, Petrucia Sousa, Rafaela Martins Gabriel, Ranilson Oliveira, Raianny Lopes Duarte, Thaíse Duarte Temóteo

Resumo


O presente trabalho objetiva apresentar as várias etapas vivenciadas
para a produção de um jornal escolar, junto a alunos da Escola Estadual de Ensino
Médio Cristiano Cartaxo, localizada em Cajazeiras - PB. Entendemos ser
este um trabalho dialógico que propicia ao aluno o desvelamento de habilidades
de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes gêneros textuais.
Através do desenvolvimento de sequências didáticas, oportunizou-se aos
envolvidos no projeto, a leitura e produção de editoriais, artigos de opinião,
cartuns, crônicas, dentre outros gêneros. A culminância se deu com a seleção de
textos diversos para a composição do Jornal Poli Correio Valente. Visamos, com as
atividades, favorecer o contato de alunos e professores com a linguagem verbal
humana em suas diferentes modalidades – orais e escritas – e usos – informativo-
referencial, estético, metalinguístico. Esperamos, com ações desta natureza,
contribuir para a inserção dos alunos na sociedade, como leitores proficientes,
como cidadãos conscientes, capazes, não só de analisar as várias situações de 

convivência social como também de se expressarem criticamente em relação a
elas. Tomamos como fundamentos teóricos os estudos de Bakhtin (1986), Dolz
& Schneuwly (2004), Marcuschi (2002, 2008, 2010), Lopes-Rossi (2012). O produto
principal decorrente desta ação consistiu na produção de textos diversos
que culminaram na produção do primeiro número do Jornal Poli Correio Valente.


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ISSN:1984-7408

 

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