O JORNAL ESCOLAR E A FORMAÇÃO CRÍTICA DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO: DESVELANDO POSSIBILIDADES ATRAVÉS DE GÊNEROS TEXTUAIS
Résumé
O presente trabalho objetiva apresentar as várias etapas vivenciadas
para a produção de um jornal escolar, junto a alunos da Escola Estadual de Ensino
Médio Cristiano Cartaxo, localizada em Cajazeiras - PB. Entendemos ser
este um trabalho dialógico que propicia ao aluno o desvelamento de habilidades
de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes gêneros textuais.
Através do desenvolvimento de sequências didáticas, oportunizou-se aos
envolvidos no projeto, a leitura e produção de editoriais, artigos de opinião,
cartuns, crônicas, dentre outros gêneros. A culminância se deu com a seleção de
textos diversos para a composição do Jornal Poli Correio Valente. Visamos, com as
atividades, favorecer o contato de alunos e professores com a linguagem verbal
humana em suas diferentes modalidades – orais e escritas – e usos – informativo-
referencial, estético, metalinguístico. Esperamos, com ações desta natureza,
contribuir para a inserção dos alunos na sociedade, como leitores proficientes,
como cidadãos conscientes, capazes, não só de analisar as várias situações de
convivência social como também de se expressarem criticamente em relação a
elas. Tomamos como fundamentos teóricos os estudos de Bakhtin (1986), Dolz
& Schneuwly (2004), Marcuschi (2002, 2008, 2010), Lopes-Rossi (2012). O produto
principal decorrente desta ação consistiu na produção de textos diversos
que culminaram na produção do primeiro número do Jornal Poli Correio Valente.
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