Textos de divulgação científica no ensino fundamental II: uma experiência interdisciplinar do PIBID Letras Unicamp
Resumo
O presente relato apresenta e discute uma experiência pedagógica no
âmbito do PIBID Letras Unicamp, que desenvolveu com alunos do Ensino Fundamental
II um projeto de produção de textos de divulgação científica, paralelamente
ao projeto motivacional Mundo do Trabalho. Na perspectiva dos projetos
de letramento (KLEIMAN, 2000), nosso projeto se orientou pelo trabalho com
gêneros, desenvolvimento de sequências didáticas (DOLZ & SCHNEUWLY,
2004) e a exploração da interdisciplinaridade (KLEIMAN e MORAES, 1999) na
escola. Os textos dos alunos, após um processo de familiarização do gênero,
escrita e reescrita, formaram uma revista de divulgação científica sobre saúde,
produto final do projeto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).