Referenciação e intertextualidade como constitutivas do fazer argumentativo em notícias

Autores

  • Joyce Emanuelli Barbosa Gomes Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

referenciação, intertextualidade, argumentação, notícias, linguística textua

Resumo

Inserindo-se no campo da Linguística Textual, esta pesquisa busca analisar como textos do gênero notícia, comumente tidos como imparciais e neutros, argumentam e defendem determinado ponto de vista. Para tanto, apoiamo-nos em obras como a de Cavalcante (2012), Matos (2018), Cortez (2011; 2015; 2018), Carvalho (2018) e Amossy (2018), articulando os pressupostos de forma que seja possível mapear a orientação argumentativa das notícias de plataformas on-line de jornais como Estadão, O Globo, G1 e Diário de Pernambuco. Como resultados de análise, foi possível observar que há uma estreita relação entre os intertextos, de maioria por citação e paráfrase, e processos de referenciação, que pode ter o referente introduzido de maneira já recategorizada ou passar pela mudança por meio do diálogo entre textos ou redes referenciais. Buscando, por tanto, esclarecer tais questões, apresentaremos, inicialmente, os pressupostos para análise textual da argumentação em notícias aqui proposta, discutindo as noções de texto, referenciação e intertextualidade. Por fim, realizaremos a análise das notícias evidenciando o propósito argumentativo que a constitui.

Biografia do Autor

Joyce Emanuelli Barbosa Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda de Licenciatura em Letras Português na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Monitora voluntária da cadeira de Compreensão e Produção de Textos em Língua Portuguesa, ministrada pela Profa. Dra. Suzana Leite Cortez. no primeiro semestre de 2018 e, no segundo, como bolsista da Proacad. Foi, em 2019, professora voluntária da equipe de língua portuguesa no projeto de extensão Pré-Acadêmico Portal UFPE e atualmente participa do Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) da UFPE, na área da Linguística Textual, sob orientação da Profa. Dra. Suzana Leite Cortez, com o projeto "Referenciação e Intertextualidade como constitutivas do fazer argumentativo em notícias".

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Publicado

22-12-2020

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