Processos de categorização sobre a pobreza: o que dizem as lideranças de favela
Schlagworte:
pobreza, sociolinguística, categorização, categorização heterodialógica.Abstract
Neste artigo, buscamos analisar os processos de categorização sobre a noção de "pobreza" produzidos pelos seguintes agentes: (i) pessoas que viveram a situação de vulnerabilidade e a superaram; e/ou (ii) pessoas que participam de movimentos sociais de combate a ela. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa a partir de entrevista semiestruturada aplicada entre agosto e setembro de 2022 com lideranças de Organizações Não Governamentais (ONGs) que fazem parte da rede Gerando Falcões, um ecossistema de desenvolvimento social. O corpus da pesquisa consiste em 12 entrevistas com 13 lideranças de 7 ONGs. O objetivo geral foi analisar como a categorização comportou-se como um recurso discursivo que revelou elaborações discursivas e julgamentos de valores morais em sua dimensão social e linguística. Os objetivos específicos foram: a) identificar categorizações e categorizações heterodialógicas envolvendo a noção de pobreza; b) analisar os processos de categorização à luz da literatura sociológica e sociolinguística sobre estigma social; c) analisar como os processos de categorização de pobreza evocam a complexa realidade das pessoas que a vivem. Como resultado, identificamos i) sete categorizações pelas lideranças, que estão articuladas a uma perspectiva multidimensional sobre pobreza; ii) três categorizações heterodialógicas a partir da percepção das lideranças sobre aqueles que vivem em situação de pobreza, articuladas a noção de que essas pessoas possuem uma visão unidimensional do fenômeno, ligada principalmente à fome; visão esta que demonstra uma não compreensão ou normalização da gravidade da violação de direitos a qual se encontram submetidas.Literaturhinweise
ADAMS, Matthew. Hybridizing Habitus and Reflexivity: Towards an Understanding of Contemporary Identity?. Sociology, v. 40, n. 3, p. 511-528, 2006.
BENTES, Anna C.; MORATO, Edwiges. Expressões de violência verbal e reflexividade face ao modelamento sociocognitivo e discursivo da pandemia de Covid-19. Calidoscópio, v. 19, n. 1, p. 18-31, 2021. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/22791. Acesso em: 09 mar 2024.
BENTES, Anna. C.; REZENDE, Renato. Linguística Textual e Sociolinguística. In: SOUZA, Edson Rosa Francisco; PENHAVEL, Eduardo; CINTRA, Marcos Rogério. Linguística Textual: interfaces e delimitações. São Paulo: Cortez Editora, 2017. p. 258-301.
BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 2008.
CASIMIRO, Sérgio. Somos uma unidade de estudantes por uma só causa: processos de categorização social e elaboração de identidades em entrevistas com estudantes secundaristas da escola Carlos Gomes, em Campinas, São Paulo. Tese (Doutorado em Linguística) - Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas, 2020. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/index.php/teses/2021/01/12/somos-uma-unidade-de-estudantes-por-uma-so-causa-processos-de-categorizacao-social. Acesso em: 09 mar 2024.
COUPLAND, Nikolas. Style: language variation and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
CHETTY, Ray; JACKSON, Matthew; KUCHLER, Theresa et al. Social capital I: measurement and associations with economic mobility. Nature, v. 608, 108-121, 2022. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41586-022-04996-4. Acesso em: 09 mar 2024.
CORTINA, Adela. Aporofobia: a aversão ao pobre, um desafio para a democracia. Tradução de Daniel Febre. São Paulo: Contracorrente, 2020.
FAHEL, Murilo; TELES, Letícia R. Medindo a pobreza multidimensional do estado de Minas Gerais, Brasil: olhando para além da renda. Revista de Administração Pública, v. 52, n. 3, p. 386-416, 2018.
KAGEYAMA, Angela; HOFFMANN, Rodolfo. Pobreza no Brasil: uma perspectiva multidimensional. Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 79-112, jan./jun. 2006.
KOCH, Ingedore G. V. Desvendando os segredos do texto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
LICHAND, Guilherme; PERPÉTUO, Maria; SOARES, Priscila. An education inequity index. [S. l.], out. 2022. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4250539. Acesso em: 09 mar. 2024.
MONDADA, Lorenza; DUBOIS, Danièle. Construção dos objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos de referenciação. In: CAVALCANTE, Mônica; RODRIGUES, Bernardete. B.; CIULLA, Alena. Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003. p. 17-52.
MORATO, Edwiges. Vigotski e a perspectiva enunciativa da relação entre linguagem, cognição e mundo social. Educação e Sociedade, ano 21, n. 71, p. 149-165, jul. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mWqtNJbCSKFB4GyykVYc58z/?format=pdf. Acesso em: 09 mar 2024.
MORATO, Edwiges. Linguística textual e cognição. In: SOUZA, Edson. R.; PENHAVEL, Eduardo; CINTRA, Rogério M. Linguística Textual: interfaces e delimitações. São Paulo: Cortez, 2017. v. 1, p. 394-430.
NARAYAN, Deep. Can anyone hear us?: voices of the poor. New York: Oxford University Press, 1999.
PETERS, Jan; BÜCHEL, Christian. Episodic future thinking reduces reward delay discounting through an enhancement of prefrontal-mediotemporal interactions. Neuron, v. 66, n. 1, p. 138-148, 2010. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20399735/. Acesso em: 09 mar 2024.
REDE BRASILEIRA DE PESQUISA EM SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR. II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da COVID-19 no Brasil. São Paulo: Fundação Friedrich Ebert, 2022.
REGO, Walquiria; PINZANI, Alessandro. Vozes do Bolsa Família: autonomia, dinheiro e cidadania. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
RENAULT, Emmanuel. L’expérience de l’injustice. Paris: La Découverte, 2004.
SAWAIA, Bader. O sofrimento ético-político como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão. In: SAWAIA, Bader (org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 2. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2001. p. 97-118
SEN, Amarta. Development as freedom. New York: Anchor Books, 1999.
SPRENG, Nathan; STEVENS, Dale; CHAMBERLAIN, Jon; GILMORE, Adrian; SCHACTER, Daniel. Default network activity, coupled with the frontoparietal control network, supports goal-directed cognition. NeuroImage, v. 53, n. 1, 303-317, 2010. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20600998/#full-view-affiliation-1. Acesso em: 09 mar. 2024.
WILLEMS, Sara; SWINNENS, Wilfried; MAESENEER, Jan. The GP’s perception of poverty: a qualitative study. Family practice, v. 22, n. 2, p. 177-183. 2005. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15710642/. Acesso em: 09 mar 2024.
YAZBEK, Maria Carmelita. Pobreza no Brasil contemporâneo e formas de seu enfrentamento. Serviço Social e Sociedade., São Paulo, n. 110, p. 288-322, abr./jun. 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/262616836_Poverty_in_Brazil_in_the_contemporary_time_and_ways_to_confront_it. Acesso em: 09 mar. 2024.
Downloads
Veröffentlicht
Versionen
- 2024-05-11 (2)
- 2024-05-10 (1)
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Autor, concedendo à revista o direito à primeira publicação

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).