O antigo e o novo testamento: livro didático e apostila escolar
Résumé
Este trabalho tem como objetivo discutir o ensino apostilado, observando a realidade educacional
brasileira e seu contexto sócio-político-cultural. A introdução das apostilas como substitutas do livro
didático deve-se ao desenvolvimento do ensino privado e ao descaso do Estado em relação à educação
em geral. Pretendemos, então, situar as apostilas historicamente e refletir sobre : a) o porquê de as
escolas adotarem este material; b) como este material é visto pelos professores e alunos. Esperamos que
um debate sobre esses materiais contribua para uma prática voltada para o “comando” dos professores,
pensando nos alunos como sujeitos heterogêneos.
Téléchargements
Publiée
2018-01-09
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).